Início >> Ufba Em Pauta >> Pró-Reitor de Administração da UFBA é eleito para Coordenação do FORPLAD

Pró-Reitor de Administração da UFBA é eleito para Coordenação do FORPLAD

Professor Dirceu Martins representará o Nordeste

O Pró-Reitor de Administração da UFBA, professor Dirceu Martins, foi eleito representante da regional Nordeste para a Coordenação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad).  A eleição para a coordenação que é composta por cinco membros, representando cada uma das regiões do Brasil, aconteceu na 4ª reunião ordinária anual do Forplad realizada nos últimos dias 30 de outubro e 1º de novembro, na cidade de Dourados,  em Mato Grosso do Sul.

O Forplad é um fórum assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e tem caráter permanente, reunindo os pró-reitores de planejamento, de administração e ocupantes de cargos equivalentes destas instituições. Seus objetivos são estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração das IFES, promover o intercâmbio de temas de interesse do fórum entre as IFES, consolidar e divulgar documentos junto às IFES e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Andifes.

Desde sua criação, em 25 de março de 1998, o fórum tem participado historicamente de muitos dos debates que envolveram avanços para a Rede IFES. Dentre eles, está a participação em comissões que levaram à consolidação do Banco Nacional de Professores Equivalentes e também o Quadro de Referência de Técnicos Administrativos.

Contribuiu com a consolidação da matriz de distribuição do orçamento para as Universidades Federais; a elaboração de avaliação e também condições de consolidação de dados das IFES, de modo a permitir a utilização de dados auditáveis e comparáveis entre as universidades federais. Participa, por meio de suas comissões temáticas (Modelos, Administração e Planejamento e Avaliação Institucional) e da Coordenação Nacional, de debates envolvendo o orçamento e sua distribuição, alterações no Censo e diretamente no MEC, em vários setores.