Início >> Ufba Em Pauta >> PRODEP parabeniza professores da UFBA em seu dia

PRODEP parabeniza professores da UFBA em seu dia

Docentes têm papel fundamental na formação do indivíduo

No Brasil, o dia do professor é comemorado em 15 de outubro.  A tradição começou em São Paulo, em 1947, a partir da atitude de quatro professores de uma pequena escola pública, o Ginásio Caetano de Campos onde resolveram organizar um dia de parada para confraternização entre os colegas e para análise de rumos para a continuidade do trabalho.  A data foi oficialmente reconhecida como feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

No entanto, é preciso reconhecer, todos os dias, que o trabalho do Professor se constitui em um dos mais importantes exercícios profissionais do mundo moderno. Sua atuação, que se faz presente junto aos sujeitos sociais desde a mais tenra idade e vai até a fase adulta, contribui para desenvolver processos de socialização, os quais são fundamentais na infância para a construção da identidade dos sujeitos sociais, e continua ao longo da vida para desenvolver saberes e competências profissionais e cidadãs.

Na atualidade, as exigências para a atividade profissional do Professor têm mudado profundamente, em função das novas configurações sociais em que vivemos, marcadas por um processo de transformações contínuas da sociedade moderna e, especialmente, do mundo do trabalho; pela reestruturação dos modelos de desenvolvimento no qual se estabelecem novas formas de competitividade que passam a exigir outros modelos formativos e, consequentemente, padrões inovadores de organização das instituições educativas.

Nesse cenário, espera-se que o trabalho do Professor contribua para formar atores sociais e profissionais com perfis compatíveis com as exigências do momento atual em todos os níveis formativos, desde a educação infantil até a educação superior.

Como se pode perceber, o desafio para a atuação do Professor é imenso. Pressupõe atualização contínua, respeito à heterogeneidade dos estudantes, conhecimento da realidade sócio-política, econômica e cultural em que exerce sua profissão, domínio aprofundado de  conhecimentos específicos de sua área de atuação, mas, acima de tudo, exige que se compreenda o objetivo de seu trabalho como um elo de mediação entre o conhecimento, cada vez mais mutável e inovador, e o  estudante, cada vez mais exigente e ciente de seus direitos e com acesso a múltiplas fontes de informação.

Há que se destacar, no entanto, que na sociedade do conhecimento, momento em que a educação é percebida como fundamento para o desenvolvimento das nações, muitas vezes a valorização profissional não tem se dado na mesma proporção. As exigências para a construção e o ingresso na carreira, bem como para a elevação e a qualificação do desempenho acadêmico dos estudantes, não vêm sendo acompanhadas, na maioria das vezes, por iniciativas que garantam as condições de trabalho adequadas para viabilizar o bom resultado esperado e exigido pela sociedade.

É reconhecendo as contradições do cenário posto acima e a relevância do exercício profissional do professor que a Pró-Reitoria de Pessoal (PRODEP) procura desenvolver estratégias que possam contribuir para a convergência dos interesses desses profissionais na construção de carreiras gratificantes e valorizadas no âmbito da Universidade, o que, com certeza, só contribuirá para fortalecer a identidade da UFBA, tornando-a uma Instituição com maior projeção nacional e internacional, numa nação que se pretende menos desigual e mais democrática.

É nesse contexto que a PRODEP se insere e é com base nele que se propõe a trilhar um caminho de construção de uma Universidade cada vez mais reconhecida pela produção acadêmica e pela qualidade do trabalho realizado por seus professores.

Parabéns aos professores e professoras da UFBA pelo seu dia!