Início >> Ufba Em Pauta >> Banda Sinfônica da UFBA comemora 33 anos

Banda Sinfônica da UFBA comemora 33 anos

Concerto será gratuito e regido por Horst Schwebell

Em comemoração ao 33º aniversário da Banda Sinfônica da UFBA acontecerá  quinta-feira (26/09),  às 20h na Sala Principal do TCA  um concerto sob regência do seu criador, o maestro e professor Horst Schwebell.  A apresentação cuja entrada é franca, irá reunir fundadores, antigos e atuais membros da banda e a participação de músicos do naipe de sopros da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

O concerto contará com peças de grandes compositores europeus e dos Estados Unidos, do século XVIII à música contemporânea do século XX entre eles:  Gordon Jacob (1895-1984), William Byrd Suíte; Antonin Reicha (1770-1836), Sinfonia comemorativa; Amilcare Ponchinelli (1834-1886), Sinfonia em Si bemol menor; Allan Lloyd Webber (1948), O Fantasma da Ópera; além de Alfred Reed (1921-2005), Danças Armênias.

A Banda e seu maestro fundador

A Banda Sinfônica da UFBA foi criada em 1980 pelo professor Horst Schwebell e desde então tem funcionado ininterruptamente.  Horst Schwebell ocupou várias funções administrativas na Escola de Música da UFBA da qual foi Diretor de 2005 a 2009, quando, então, aposentou-se após 50 anos de trabalho.  Atualmente, a convite do Departamento de Música Aplicada, continua regendo a Banda Sinfônica e o Canto Coral.  Schwebell nasceu na Alemanha e realizou seus estudos musicais na  Escola Superior de Música  de Karlsruhe. Antes de chegar ao Brasil, exerceu suas primeiras atividades profissionais nas Orquestras de Bad Hersfeld e na Sinfônica de Hamburgo.