Início >> Ufba Em Pauta >> Café científico debate emergência e reemergência de doenças

Café científico debate emergência e reemergência de doenças

Evento é gratuito e não precisa de inscrição

 

 

O Café Científico Salvador que acontece à 18h desta quarta-feira (1º de maio),  trata da “Emergência e reemergência de doenças em tempos de transição demográfica e alterações ambientais” com a presença do diretor da Fiocruz Mitermayer Galvão dos Reis.  O evento gratuito será realizado no Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, localizada na Rua General Labatut, 27, Barris. 

A atividade tratará da transição demográfica da população do campo e das pequenas cidades para os grandes centros urbanos, das ocupações desordenadas dos espaços geográficos com ênfase nas áreas de remanescentes de mata, parques ou áreas de proteção ambiental, com o aparecimento de comunidades vivendo sem infra-estrutura adequada, sem arruamento, esgoto, água potável e pouco acesso à educação e à informação. Estes fatores, associados às condições sanitárias insuficientes, criam as condições propicias para re-emergência de doenças parasitárias, dentre elas a doença de Chagas, Esquistossomose, Leptospirose, e ao aumento da prevalência de doenças crônicas, degenerativas, câncer e da violência. 

Não é necessário realizar inscrição para o Café Científico Salvador que é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) em parceria com a LDM - Livraria Multicampi e a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com o objetivo de promover discussões acadêmicas com a participação da comunidade. Mais informações podem ser obtidas nos sites http://cafecientificossa.blogspot.com, http://www.cafescientifique.org e pelo telefone 71 3283-6568.