Início >> Ufba Em Pauta >> Professores da UFBA estudam criação de agência de acreditação

Professores da UFBA estudam criação de agência de acreditação

Reuniões acontecem até esta sexta, 22, na França

Trabalho conjunto entre a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Ministério da Saúde e Rede de Escolas de Saúde Pública criará a agência brasileira de acreditação de cursos de pós-graduação lato sensu na área da saúde. A ideia é que os três atores coordenem essa futura agência. Durante os dias 18 a 22 de fevereiro serão realizadas reuniões, em Rennes, na França, que deverão definir a organização da agência e sua operacionalização. Ao final do encontro, espera-se ter uma proposta bem desenhada de estrutura e funcionamento da agência, incluindo mecanismos de governança e financiamento, assim como uma estratégia de formação e capacitação de experts em acreditação pedagógica em cursos de especialização.

Participam do evento os professores da UFBA Luís Eugenio de Souza, atual presidente da Abrasco, e Isabela Cardoso de Matos Pinto, coordenadora do GT de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da Abrasco - ambos docentes do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), além de Tania Celeste Nunes e Rosa Pinheiro, coordenadora e secretária-executiva, respectivamente, da Rede de Escolas de Saúde Pública. O presidente da Abrasco destaca que "a acreditação é uma estratégia reconhecidamente eficaz de garantia e melhoria contínua da qualidade de serviços, tanto de saúde, quanto de educação. Os cursos de especialização das ESP [Escolas de Saúde Pública] têm formado e capacitado vários milhares de trabalhadores do SUS e para o SUS. Assim, promover a qualidade desses cursos é fundamental para assegurar a oferta de serviços de saúde de qualidade".

A proposta da criação da agência foi iniciada no final da década dos anos 1990 como parte de uma cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública de Rennes Sorbonne Paris e a Escola Nacional de Saúde Pública do Rio de Janeiro.