Início >> Ufba Em Pauta >> Doutorando da UFBA lança livro nacionalmente na UNICAMP

Doutorando da UFBA lança livro nacionalmente na UNICAMP

Em março, obra será apresentada ao público de Salvador

O livro “O teatro invadindo a cidade”, do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, Marcelo Sousa Brito, será lançado nacionalmente, às 18h30 da próxima segunda-feira, dia 18/02, na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, localizada na cidade de Campinas/SP. O lançamento ocorre durante o Simpósio Reflexões Cênicas Contemporâneas, realizado pelo Grupo Lume-Unicamp, no Auditório do Instituto de Artes da Universidade.  No mês de março, o livro será lançado em Salvador, em evento coletivo organizado pela EDUFBA.

A obra “O teatro invadindo a cidade” trata das experiências promovidas pelo ator e diretor de teatro Marcelo Sousa Brito em Itambé (BA), sua cidade natal, durante a pesquisa de campo para sua dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.  Utilizando-se de recursos da geografia, da fenomenologia e da dramaturgia, Brito desenvolveu ações cênicas com a participação dos moradores, ocupando os espaços públicos da cidade e também realizou entrevistas sobre as relações afetivas deles com os diferentes lugares da cidade.

A obra esta dividida em três capítulos e o autor descreve os métodos utilizados para engajar e conscientizar os moradores de Itambé acerca de questões relacionadas com a cidade e com a arte, sobre as oficinas e exercícios teatrais desenvolvidos para transformar seus próprios depoimentos nos textos das ações cênicas. O livro que tem 198 páginas, também traz fotos e mapas que ilustram como e onde as ações ocorreram.