Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA realiza seleção para intercâmbio de estudantes de graduação nos EUA

UFBA realiza seleção para intercâmbio de estudantes de graduação nos EUA

Atividade será entre setembro e dezembro de 2013

Estudantes de graduação da UFBA, dos cursos da área de Humanas, podem participar da seleção promovida pela Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade, que escolherá quatro estudantes para participar do Projeto Capes/Fipse - “Globalização, Interdependência Sócio-econômica, Política e Ambiental: um intercâmbio educacional colaborativo, multidisciplinar e multicultural entre os Estados Unidos e o Brasil”, desenvolvido em parceria com a Michign State University.  O período de permanência na universidade de destino é de quatro meses, entre setembro e dezembro de 2013 e a Capes financiará uma bolsa parcial que dá direito a bolsa mensal no valor de US$ 870,00; auxílio instalação de US$ 110,00 no primeiro mês; seguro mensal saúde no valor de US$ 90,00 e passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional.

Para concorrer à seleção, o aluno deverá satisfazer requisitos como estar matriculado no 2º semestre de 2012, em qualquer curso de Humanas da UFBA; ter integralizado 50% da carga horária do seu curso; não estar com o programa trancado ou com todos os componentes curriculares trancados no 2º semestre de 2012; possuir coeficiente de rendimento superior ou igual a 7,5 e, no máximo, 02 (duas) reprovações até o atual período e atestar possuir recursos para cobrir despesas durante o intercâmbio de no mínimo US$ 3.000,00 (três mil dólares americanos), posto que a bolsa oferecida é parcial.

Os interessados em efetivar inscrição devem munir-se de original e cópia do histórico escolar oficial, cópia do passaporte válido, Curriculum Vitae; carta de recomendação personalizada e assinada por professor da UFBA, em papel timbrado; carta de intenção do candidato expressando os motivos pelos quais deseja participar do programa, mostrando a relevância do programa e suas relações com sua formação acadêmica e profissional (em português e inglês). O prazo para a entrega dos documentos é até as 16h do dia 17/01/2013, na Assessoria para Assuntos Internacionais, às 2ª, 4ª e 6ª no horário de 8 às 12h e às 3ª e 5ª das 14 às 17h, no Palácio da Reitoria, no Canela.

O processo seletivo acontecerá nas seguintes fases: análise de currículo; redação em inglês; entrevista com os candidatos, em inglês; análise da capacidade financeira do candidato tendo em vista que a bolsa oferecida é parcial. Todas as etapas têm caráter eliminatório e classificatório e os resultados serão informados por meios eletrônicos, sendo que o resultado final sairá em 29/01/2013.   Mais informações, consulte o edital da seleção.