O Hospital Ana Nery (HAN), referência no estado para o atendimento nas áreas de Cardiologia (Cardiologia Clínica e Cirúrgica), Nefrologia (Hemodiálise e Transplante), e Cirurgia Vascular, está incorporando em seu Serviço de Bioimagem um novo tomógrafo de 128 canais com tecnologia ASIR - Adaptive Statistical Interative Reconstruction (reconstrução estatística adaptativa interativa). Também serão inauguradas 10 novas máquinas de hemodiálise, que foram adquiridas para substituição de máquinas mais antigas. As novas máquinas são as mais modernas do mercado para o tratamento de pacientes renais crônicos.
Com a chegada do equipamento o Ana Nery passa a ser o único hospital público no Brasil a dispor de um tomógrafo com esse tipo de tecnologia, que permitirá a realização de exames com controle na dosagem de radiação, com doses 40% a 50% menores do que as atuais soluções disponíveis no mercado. Já as novas máquinas de hemodiálise trazem mais segurança, qualidade, e um melhor manejo clínico do paciente, facilitado pelos novos recursos tecnológicos que permitem uma melhor adequação na diálise de cada usuário.
A inauguração do novo aparelho de tomografia, assim como das 10 novas máquinas de hemodiálise, no dia 26 de outubro, com visitas pelos setores de Bioimgem e Hemodiálise do HAN, contou com a presença do Secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, além de outras autoridades políticas baianas. A nova máquina de tomografia foi adquirida junto ao Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB). Também participarm do evento a Prof.ª Dora Leal, reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membros do corpo diretivo da UFBA e da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão (FAPEX), assim como a direção e profissionais do HAN.