Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA e RNP inauguram escola de redes no CPD

UFBA e RNP inauguram escola de redes no CPD

Unidade de Salvador é a sexta da ESR no Brasil

A UFBA inaugura nesta quinta-feira (27 de setembro) no Centro de Processamento de Dados (CPD) a sexta unidade da Escola Superior de Redes (ESR) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), em solenidade às 19h. Referência em capacitação de técnicos e gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação dos setores corporativos público e privado, a ESR inicia suas atividades durante o III Workshop de Tecnologias de Rede do PoP-BA (Ponto de Presença da RNP no estado).

Para este ano, está prevista a abertura de seis turmas, duas delas já com inscrições abertas: Introdução ao Linux, que acontece de 1º a 5 de outubro, e Gestão da Segurança da Informação - NBR 27001 e NBR 27002, de 22 a 26 de outubro. Os cursos oferecidos pela ESR abrangem as áreas de Administração de Sistemas, Segurança, Governança de TI, Administração e Projeto de Redes, Mídias de Suporte à Colaboração Digital e Gestão de Identidade.

A unidade de Salvador é a sexta da ESR no Brasil, a segunda na região Nordeste. As demais ficam em Brasília (DF), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Juntas, as unidades capacitam cerca de mil alunos por ano. De acordo com o coordenador nacional da ESR, Luiz Coelho, é grande a expectativa em relação à ESR Salvador: “A abertura de uma unidade local amplia a ação da disseminação da ESR no atendimento às instituições federais e ao governo do estado”, observa Luiz Coelho.

A ESR - Com apoio de um time de instrutores altamente qualificados, os cursos são práticos e apoiados por atividades que refletem os desafios dos profissionais que atuam na área. Os alunos têm a sua disposição material didático atualizado, cujo conteúdo passa periodicamente por revisão técnica para assegurar a adequação aos objetivos. Cada aluno tem sua própria estação de trabalho, conectada à internet em alta velocidade e equipada com máquinas virtuais que simulam as situações encontradas no dia a dia do profissional de TI. Os cursos são de curta duração, permitindo a aplicação imediata do conhecimento. Desde 2005, quando foi fundada, a ESR já capacitou mais de 10 mil alunos.

SOBRE A RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma Organização Social (OS), associada ao ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação do Ministério da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.