O Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA realiza o Encontro com o Autor, reunindo os filósofos Kuniichi Uno (Universidade de Rikkyo, Japão) e Peter Pál Pelbart (PUC-SP), nesta quinta-feira (dia 23 de agosto), às 14h30, no Teatro do Movimento da Escola de Dança da UFBA (Campus de Ondina). O lançamento do livro “A gênese de um corpo desconhecido” ocorrerá no mesmo dia, às 19h30, na Galeria do Livro & Arte - Espaço Unibanco.
A editora n-1, criada recentemente por Peter Pál Pelbart e Ricardo Fernandes, em cooperação com a Finlândia, lança a coletânea "A Gênese de um Corpo Desconhecido", que reúne a tradução (em inglês e português) de 11 ensaios escritos pelo filósofo japonês Kuniichi Uno. Por ocasião do lançamento do livro em Salvador, o Programa de Pós-Graduação em Dança UFBA, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, organiza uma conversa entre os dois filósofos. Durante o encontro, o Prof. Uno falará sobre seus ensaios e o Prof. Pelbart contará sua experiência com a companhia teatral Ueinzz. O intercâmbio entre estes dois filósofos é marcado pelo modo como ambos alimentam a prática filosófica a partir de experiências transversais que relacionam a filosofia com as artes e os estudos do corpo. Durante o evento será exibido o filme do dançarino Min Tanaka na clínica La Borde.
Peter Pál Pelbart nasceu em Budapeste. Possui graduação em filosofia pela Université de Paris IV (Sorbonne) (1983), mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). É professor titular de
filosofia na PUC-SP. Escreveu principalmente sobre loucura, tempo e subjetividade. Publicou, entre outros livros, “O Tempo não-reconciliado” e “Vida Capital”. Traduziu várias obras de Gilles Deleuze. É coordenador da Cia. Teatral Ueinzz.
Kuniichi Uno nasceu no Japão. De 1972 a 76 realizou estudos de literatura francesa na Universidade de Kyoto. Em 1977 mestrado de literatura francesa na Universidade de Paris VIII, e em 1980 doutoramento em filosofia na Universidade de Paris VIII (sob a orientação de Gilles Deleuze). É professor na Universidade de Rikkyo, em Tokyo. Publicou 13 livros em japonês sobre literatura, filosofia, pintura, dança, teatro e cinema. Fez várias traduções para o japonês essencialmente de Artaud, Deleuze, Genet e Beckett.