Início >> Ufba Em Pauta >> Doutores Zilton e Sonia Andrade recebem título de Pesquisador Emérito da Fiocruz

Cerimônia é terça-feira, 31 de julho, às 16h

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia realiza, no dia 31 de julho, a entrega do título de Pesquisador Emérito da  Fiocruz aos doutores Zilton de Araujo Andrade e Sonia Gumes Andrade, pesquisadores que têm grande importância para a construção da ciência biomédica no estado. O evento será realizado às 16 horas, no Auditório Aluizio Prata, localizado nas dependências da instituição. Estarão presentes na cerimônia autoridades, pesquisadores, amigo e familiares. A abertura será realizada pelo presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Com décadas dedicadas à pesquisa e à formação de médicos, mestres e doutores, os pesquisadores homenageados têm vasta experiência no campo científico, o que se traduziu em reconhecimento nacional e internacional, além de terem conquistado outras honrarias científicas. O título de Pesquisador Emérito da Fiocruz ratifica a excelência do trabalho de ambos que, apesar de serem casados desde 1953 e terem constituído uma família de seis filhos, têm particularidades em suas trajetórias.

ZILTON DE ARAUJO ANDRADE - Doutor Zilton Andrade, 88 anos, formou em Medicina em 1950, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde alcançou o posto de professor titular em 1974 e o título de Professor Emérito em 1985. Detentor de outros títulos, o pesquisador é membro da Academia de Medicina da Bahia, desde 1985, sócio Emérito da Sociedade Brasileira de Patologia (1995). Entre as condecorações mais importantes estão a de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidência da República do Brasil (1995) e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil (2005). No ano seguinte, tornou-se Membro da Academia Brasileira de Ciências. Na Fiocruz Bahia, foi diretor e pesquisador titular. Antes de se aposentar, em 1994, trabalhou intensamente na construção da unidade da Fiocruz da Bahia, que lhe homenageou, batizando um pavilhão, que abriga a maioria dos laboratórios da instituição, de Zilton Andrade. Atualmente, é chefe do Laboratório da Patologia Experimental (Lapex/Fiocruz) e continua como Professor Permanente do curso de Pós-graduação em Patologia Humana (UFBA/FIOCRUZ).

SONIA GUMES ANDRADE - Pesquisadora das mais importantes do Brasil, com 124 artigos publicados em importantes revistas nacionais e internacionais, doutora Sonia Gumes Andrade, 84 anos, apesar da extraordinária contribuição à pesquisa em doença de Chagas, prefere falar da sua vida enquanto cientista de forma serena, ressaltando valores pessoais e comportamentos que em sua avaliação devem balizar a pesquisa e conduzir os experimentos, como a honestidade e a inteligência. Atual chefe do Laboratório de Chagas Experimental, Autoimunidade e Imunologia Celular (Lacei) da Fiocruz Bahia, doutora Sonia fez pós-doutorado no Institute Pasteur de Lyon na França (1986-1987), acumulando experiência internacional através da passagem em universidades como a Case Western Reserve University e Cornel University Medical College. Integrante do grupo de pesquisadores 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), até 2004, do qual foi membro do Comitê Assessor (1986-1987), a pesquisadora, que é membro da Academia de Medicina da Bahia, Professora Emérita da UFBA e sócia de várias sociedades como a de Medicina Tropical, de Patologia e de Parasitologia, teve participação atuante como membro do Comitê Científico da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 1984 e 1986.