Início >> Ufba Em Pauta >> Ex-aluno da UFBA profere conferência na Academia de Ciências

Ex-aluno da UFBA profere conferência na Academia de Ciências

Carlos Moysés é pesquisador na Uppsala University

A Academia de Ciências da Bahia realiza na próxima segunda-feira (dia 30 de julho) palestra sobre o tema “Uma matriz energética limpa e sustentável através da fotossíntese artificial: fundamentos e desafios”. O conferencista é o cientista brasileiro Carlos Moysés Araújo, bacharel e mestre em Física pela UFBA e doutorado pela Universidade de Uppsala, Suécia, com pós-doutorado pelo Royal Institute of Technology da Suécia e pela Universidade Yale, Estados Unidos. Atualmente, Carlos Moysés é pesquisador do Departamento de Física e Astronomia da Uppsala University. A palestra acontece no Salão Lazareto da Fapesb, em São Lázaro (ao lado da igreja). O horário pode ser informado pela telefone (71) 3116-7654 ou pelo e-mail academiadecienciasdabahia@hotmail.com.

Eis uma amostra do que ele informará em sua palestra: “A cada hora chega ao planeta Terra uma quantidade de energia solar que é suficiente para suprir todas as nossas necessidades energéticas por um ano. Entretanto, apesar de todo o desenvolvimento da ciência moderna, menos de 2% da matriz energética mundial é composta de energia solar. Um dos grandes desafios da nossa época é portanto o desenvolvimento de sistemas que permitam explorar de maneira eficiente esse enorme reservatório de energia”.

Segundo Moysés, “uma solução promissora e sustentável para captação e armazenamento de energia solar é a síntese dos chamados “combustíveis solares” através de métodos que imitam a fotossíntese das plantas e algas. Sistemas integrados que usam a luz solar para promover as reações de quebra da molécula de água (2H2O → O2 + 2H2), com o auxílio de fotocatalisadores, estão sendo amplamente investigados. A energia solar é então armazenada nas ligações químicas das moléculas de oxigênio e hidrogênio, sendo este último denominado combustível solar. Serão apresentadas as principais ideias que vêm sendo exploradas com um enfoque nos aspectos fundamentais e nos desafios que estão sendo postos para a nossa ciência.”