Início >> Ufba Em Pauta >> Onda Digital participa da Semana de Meio Ambiente da Petrobras

Onda Digital participa da Semana de Meio Ambiente da Petrobras

Atividades terminam no dia 14 de junho

O Programa Onda Digital (POD) participa, até o dia 14 de junho, da Semana de Meio Ambiente 2012 da Petrobras, em Salvador, que teve início nesta segunda-feira (dia 4), com o tema Água, fonte de vida e de energia. Os membros do POD Tiago Costa e Rodrigo Correia estarão presentes ao evento explicando os objetivos do programa aos participantes, os impactos da utilização da água pela indústria de microcomputadores ao meio ambiente, além de receber doações de lixo tecnológico computacional para descarte. O evento é realizado em comemoração à data de 5 de junho, considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A temática central envolvendo a água visa a buscar a reflexão dos participantes quanto ao seu desperdício no nosso cotidiano, que muitas vezes se esvai nas torneiras domésticas, nos lava-a-jatos de automóveis ou em ações simples, como o ato de lavar as calçadas.

Para contextualizar a temática do evento com a atuação do POD, Rodrigo (graduando em Ciência da Computação pela UFBA) e Tiago (graduando em Ciências Econômicas - UFBA) exibem vídeos e disponibilizam folders com informações sobre, por exemplo, a imensa quantidade de água necessária para a fabricação de um único computador pessoal. Além desses dados, são disponibilizados outros sobre a atuação do POD como um todo e sua ação E-Lixo: doando e ajudando. Nos estandes reservados pela organização do evento ao POD, são realizadas ações de descarte de resíduos tecnológicos, onde os membros do programa receberão doações de lixo tecnológico computacional.

O Programa Onda Digital é uma ação permanente de extensão da Universidade Federal da Bahia, criado em 2004, sob a coordenação do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática, em parceria com o Centro de Processamento de Dados (CPD-UFBA). Sua missão é contribuir no processo de inclusão sociodigital na Bahia, envolvendo a Universidade em ações educativas, sociais, culturais e de difusão da filosofia do Software Livre.