Início >> Ufba Em Pauta >> Escola de Enfermagem resgata memória de Ivete Oliveira

Escola de Enfermagem resgata memória de Ivete Oliveira

Lançamento é na Sala dos Conselhos da Reitoria

O livro "Ivete Olveira, ícone da Enfermagem brasileira" tem lançamento nesta terça-feira (dia 8), às 19h, na Sala dos Conselhos Superiores da Reitoria da UFBA, no Canela. A publicação é organizada por Roberto Figueira Santos, Taka Oguisso, Hyeda Maria da Gama Rigaud e Ângela Tamiko Sato Tahara e destaca a atuação de Ivete Oliveira como diretora da Escola de Enfermagem da UFBA e primeira baiana a presidir a Associação Brasileira e o Conselho Federal da classe. O livro, desse modo, resgata parte da história da enfermagem na Bahia e no Brasil. "Notável enfermeida baiana, Ivete Oliveira foi uma das  mais expressivas lideranças femininas da Bahia, quiçá do Brasil", pontua a historiadora Consuelo Pondé de Sena, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e prefaciadora do livro. Segundo ela, Ivete marcou "sua trajetória existencial com exemplos de trabalho, dignidade, senso de responsbilidade e liderança incontestável". (Fonte: http://www.corenms.gov.br/view/noticias/?pagina=53&detail=998)