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Prof. Emílio Silva dá nome a bolsa no James Madison College

Beneficío é para Professor Visitante

 


A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI), e o James Madison College da Michigan State University (MSU) anunciam a criação da Bolsa Emílio Silva para Professor Visitante, cujas inscrições terminam no dia 8 de junho. A referida bolsa, resultado do estreitamento da parceria estabelecida entre as duas instituições, foi concebida in memoriam do ex-assessor para Assuntos Internacionais da UFBA, o Prof. Emilio José de Castro e Silva, e visa possibilitar a atuação de um professor-pesquisador, da UFBA, como professor visitante na MSU, por um período de 6 a 8 semanas, entre 15 de janeiro a 15 de abril de 2013. O James Madison College é uma faculdade residencial da MSU que oferece a 1.200 alunos de graduação uma formação nas humanidades, voltada para as políticas públicas. Sua estrutura de funcionamento enfatiza turmas pequenas e promove uma forte interação aluno/professor. Suas áreas de concentração focalizam: estudos comparados em cultura e política; relações internacionais; teoria política e democracia constitucional; políticas e relações sociais. Seu corpo docente oferece amplo elenco de disciplinas nas ciências sociais e humanas. Para maiores
informações consultar o descritivo da Faculdade, e seu currículo, disponíveis no site: http://jmc.msu.edu/.
O candidato selecionado ministrará um curso intensivo, em língua inglesa, de 4 a 6 semanas - aproximadamente 30 horas - sobre tema, de sua preferência, que se enquadre nas áreas de interesse do James Madison College e terá, igualmente, a oportunidade de realizar um seminário sobre a pesquisa que desenvolve na UFBA. As despesas com deslocamento - passagem internacional, ida e volta, e taxas de embarque - serão cobertas pela UFBA e as despesas com hospedagem e alimentação, além de um honorário de US$ 5.000,00, serão pagas pela MSU, que lhe fornecerá ainda as condições necessárias para o bom desempenho de suas atividades, a saber: gabinete, computador e acesso à biblioteca, além do auxílio de um professor, com vistas a facilitar o seu trânsito com colegas e departamentos da MSU.
Os professores/pesquisadores interessados devem ser professores da UFBA, em regime integral (40 horas ou DE), ter concluído seu estágio probatório, possuir título de doutor, ter pesquisa cadastrada no Diretório do CNPq (líder ou integrante) e demonstrar proficiência, oral e escrita, na língua inglesa. Alem disso, devem apresentar, em forma impressa e digital, um currículo resumido e uma justificativa de sua candidatura, bem como proposta/programa do curso a ser ministrado (2 a 5 páginas), todos escritos em língua inglesa. Como primeira etapa do processo seletivo, os candidatos serão avaliados mediante análise dos documentos apresentados e entrevista presencial, conduzida em língua inglesa, por uma comissão formada pela assessora para Assuntos Internacionais, pelo pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação, pelo pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação e pelo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Essa comissão indicará até três candidatos para a segunda e última etapa da seleção, que envolverá a participação do Diretor do Madison College na escolha daquele cujo perfil melhor se adeque aos interesses curriculares da MSU.
As inscrições ficam abertas no prazo de 7 de maio a 8 de junho, efetivando-se pela apresentação dos seguintes documentos (impressos e em forma digital): Curriculum Vitae resumido, em língua inglesa; justificativa da candidatura, em língua inglesa; e proposta/programa do curso, em língua inglesa. O local da inscrição é a Assessoria Internacional da UFBA - subsolo do Palácio da Reitoria (email aai@ufba.br; tel.: 3283-7025/7068). Os horários de atendimento podem ser observados no site www.aai.ufba.br. No dia 12 de junho acontecem as entrevistas com os inscritos, em horário e local a serem definidos. A divulgação dos selecionados na primeira etapa está prevista para o dia 15 de junho, enquanto o resultado final deve sair até o dia 29 de junho.