Início >> Ufba Em Pauta >> Escola de Enfermagem realiza feira de saúde no Parque de Pituaçu

Escola de Enfermagem realiza feira de saúde no Parque de Pituaçu

Evento marca o Dia Mundial de Combate à Asma


Em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Asma, a Escola de Enfermagem realiza a II Feira de Saúde Vamos Respirar (“Porque respirar é viver.”), no Parque Metropolitano de Pituaçu, das 10 às 16h, com circulação livre para o público em geral, de forma gratuita. Trata-se de uma iniciativa de docentes e alunos do grupo de pesquisa Atenção interdisciplinar no cuidado às afecções respiratórias e gestão de serviços de doenças respiratórias crônicas (Ativar); e do Núcleo de Renascimento Elisabeth Kubler-Ross (NUREKR), ambos da Escola de Enfermagem da UFBA. O objetivo principal desta atividade é popularizar o conhecimento científico para produção, prevenção e promoção da saúde do aparelho respiratório, através de atividades educacionais, jogos interativos, atividades esportivas, estandes expositivos e avaliação de saúde.

A asma é uma enfermidade caracterizada por limitação do fluxo aéreo de forma recorrente, podendo levar indivíduos a consultas não eletivas, visitas às emergências, hospitalizações, aposentadorias precoces, diminuição da qualidade de vida e, por vezes, a morte evitável. Além do enorme impacto para o indivíduo, família e sociedade, ainda é responsável por elevado consumo de recursos de saúde, tendo sido a 4ª causa de internação no SUS em todo Brasil em 2002, dentre as doenças respiratórias. Aqui em Salvador, cerca de 24,6% (1/4) dos adolescentes relatam ter sibilância (chiado no peito). Ademais ocorrem cerca de 500 hospitalizações e 42 mortes anualmente devido à asma na capital baiana.

A boa notícia é que esta enfermidade pode ser controlada quando tratada adequadamente. Tratada como um problema de saúde pública mundial, tem-se beneficiado de algumas ações para seu controle. A meta mundial sugerida pela GINA (Global Iniciative for Control Asthma/ Iniciativa Global contra a Asma), aliada à GARD-OMS (Global Aliance for control Respiratories Diseases/ Aliança Global contra Doenças Respiratórias Crônicas - OMS), é de reduzir em 50% as internações por asma até 2015 em todo o mundo. Assim, a comemoração do Dia Mundial de Combate á Asma visa a popularizar o conhecimento sobre esta enfermidade e sensibilizar populações, pacientes, familiares e governos para este problema de saúde pública.

Participarão da atividade cerca de 75 extensionistas das diversas profissões de saúde, orientados por docentes e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, promovendo as seguintes atividades: informações sobre hábitos de vida saudáveis (controle do tabagismo, alimentar, ambiental e social) e sobre controle ambiental domiciliar para a saúde; transferência de conhecimento sobre a asma; oficina de conhecimento do corpo e sentido da respiração e necessidade de respirar – cuidadoteca; auto-manejo da asma para pacientes e familiares; oficinas de uso de dispositivos inalatórios; orientação quanto à poluição ambiental; caminhadas no parque; e escalada em parede artificial guiada por educador físico.