Início >> Ufba Em Pauta >> Conselho Universitário conhece dimensão do Programa Aguapura

Conselho Universitário conhece dimensão do Programa Aguapura

Prof. Asher Kiperstok mostrou excelência do programa

A partir da máxima “somente se controla o que se conhece”, foram apresentados na última reunião do Conselho Universitário da UFBA (Consuni), no dia 12 de abril, o programa Aguapura e os resultados obtidos nas unidades da UFBA e nos prédios do Governo do Estado, localizados no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os resultados são decorrência do acompanhamento diário do consumo visualizados na página http://teclim.ufba.br/aguapura/sistema/common/tabelaconsumo.php. A apresentação do Aguapura no Consuni se insere na estratégia de disseminar, para os dirigentes da UFBA, os métodos desenvolvidos pela Rede Teclim, cuja finalidade é controlar e reduzir continuamente os gastos de água e energia nos prédios públicos.

O coordenador geral do Aguapura, Prof. Asher Kiperstok, enfatizou que as carências de água e energia devem ser enfrentadas com a economia diária do consumo. Também foi considerada a troca de equipamentos e a modernização das instalações como itens a ser observado: “É importante trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mas a economia é mais significativa quando se apagam as luzes, não havendo necessidade de mantê-las acessas”. Nesse sentido, foi indicada a formação de “ecotimes” nas Unidades, que vêm a ser um grupo de usuários que acompanham diariamente o consumo de água e energia, identificam problemas nas instalações promovendo sua imediata solução, além de mobilizar e sensibilizar a população usuária do prédio a economizar os insumos.

O Aguapura foi desenvolvido em 2001 pela Rede de Tecnologias Limpas (Teclim), da Escola Politécnica, e objetiva proporcionar maior eficiência no controle do consumo de água na UFBA. Em 2004 foi implantado o sistema Vianet, para acompanhamento diário do consumo das unidades. Embora exista ainda uma grande margem de redução do consumo a ser alcançada, os resultados obtidos até aqui são positivos. Das seis variáveis de trabalho previstas no Aguapura, na UFBA executam-se apenas duas: 1 - Acompanhamento do consumo das Unidades, através do sistema informatizado Aguapura Vianet, que possibilita o registro da leitura diária do hidrômetro e do medidor de energia, viabilizando, por sua vez, a análise do consumo; e 2 - Quando identificados problemas nas instalações são realizados os consertos, garantindo a qualidade dos serviços e a economia dos gastos. Mesmo nesse contexto o Programa tem sido capaz de proporcionar aos cofres da UFBA a economia mensal de cerca de R$ 200.000,00.

Agora, a partir do conhecimento dos dirigentes da UFBA em relação ao Aguapura e apenas se ressaltando aspectos relacionados à gestão eficiente do consumo de água e energia, ou seja, sem quaisquer investimentos de engenharia, pretende-se alçar o Programa a novos patamares, a saber: a - Institucionalizá-lo no âmbito da UFBA, implantando efetivamente o que dispõe a Portaria nº 76 de 03/02/2010; b - Fixação de metas de consumo para cada unidade, atendidas as suas especificidades de projeto e funcionamento; c - Elaboração e Implantação de Plano de Comunicação e Divulgação para informar e esclarecer permanentemente à comunidade acadêmica os benefícios financeiros, ambientais e de sustentabilidade do Programa; e d - Mobilização de todos os públicos usuários de água – fixos ou flutuantes – para ampliar significativa e continuamente os resultados do Programa.