Início >> Ufba Em Pauta >> Vencedores da Olimpíada Brasileira de Física recebem prêmios hoje

Vencedores da Olimpíada Brasileira de Física recebem prêmios hoje

Mais de 14 mil estudantes participaram da OBF

Acontece nesta sexta-feira (dia 20 de abril), às 14h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, a cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física (OBF 2011). Na ocasião será proferida a palestra “Nanomateriais: a grande promessa das coisas pequenas”, a cargo da Profa. Zélia Soares Macedo, docente do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe. Cerca de 200 estudantes do Ensino Médio e última série do Ensino Fundamental receberão medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa conquistadas na OBF 2011. A Olimpíada Brasileira de Física é um projeto da Sociedade Brasileira de Física para estudantes do Ensino Médio e 9º Ano do Ensino Fundamental, contando com o apoio do CNPq.

Criada em 1999, a OBF ocorre em três fases e atinge estudantes de escolas públicas e particulares. Na Bahia, a OBF é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as demais universidades públicas do estado - UNEB, UEFS, UESB, UESC, Univasf, UFRB e IFBA. A Bahia tem tido uma participação crescente a cada ano, tanto em relação a escolas quanto a estudantes, como de classificados para as etapas finais. Em 2011, os estudantes baianos conquistaram, na premiação nacional, medalhas e menções honrosas, além de se classificarem para as seletivas das olimpíadas internacionais de Física.

Participaram da primeira fase da OBF na Bahia mais de 14 mil estudantes de escolas públicas e particulares, em 92 municípios. Para a segunda fase foram classificados cerca de três mil estudantes baianos e, para a terceira fase, de dois mil alunos no Brasil houve 120 baianos classificados. A OBF, que realiza provas teóricas e experimentais, tem dentre seus objetivos: despertar e estimular o interesse pela Física e pela Ciência em geral; proporcionar desafios aos estudantes; e aproximar a Universidade do Ensino Médio e Fundamental.

A OBF seleciona e prepara equipes para representar o Brasil em duas olimpíadas internacionais de Física: a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que conta com os países da América Latina, Portugal e Espanha, em que o País se destaca conquistando o primeiro lugar há vários anos. Em 2011, os quatro estudantes da Equipe Brasileira conquistaram, no Equador, duas medalhas de Ouro, uma de Prata e uma de Bronze. Quanto à International Physics Olympiad (IPhO), em que participam países de todo o mundo, graças à seleção e preparação pela OBF o Brasil tem melhorado o desempenho a cada ano. Em 2011 a equipe brasileira formada por cinco estudantes conquistou uma Medalha de Ouro e quatro de Bronze na 42ª IPhO, realizada em Bangkok, Tailândia. O resultado final da OBF 2011 e mais informações encontram-se na página www.obfba.fis.ufba.br ou no site nacional da OBF - www.obf.org.br.

“Nanomateriais: a grande promessa das coisas pequenas”

Produzidos pelo homem, os nanomateriais estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. Atualmente, existe uma corrida mundial para a sua investigação, desenvolvimento e aplicação em diversas áreas, que vão desde a construção civil até os cosméticos e medicamentos. Mas, afinal, o que são nanomateriais? O que os faz diferentes? Como podem ser usados e quais suas vantagens? Existe alguma desvantagem no seu uso? Que posição o Brasil ocupa no desenvolvimento de nanomateriais? Que tipo de avanços podemos esperar para os próximos anos?

Resultado Final da OBF 2011 e mais informações na página www.obfba.fis.ufba.br ou com a Coordenadora OBF Bahia, professora Maria das Graças Reis Martins, telefone (71) 3283.6610, email: mgracaobf@ufba.br.