Início >> Ufba Em Pauta >> Estudante de Engenharia Mecânica vence Siemens Student Award Brasil

Estudante de Engenharia Mecânica vence Siemens Student Award Brasil

Projeto cria cartão de crédito verde

O estudante de Engenharia Mecânica da UFBA Jonathan Pedreira, bolsista PIBIC do professor Ednildo Andrade Torres, ficou em primeiro lugar no concurso nacional Siemens Student Award Brasil, com proposta de retribuição nas trocas de materiais recicláveis durante a Copa do Mundo de 2014. Além de troféu, Jonathan recebeu premiação em dinheiro, no valor de R$40.000,00.

O projeto do estudante propõe que cada torcedor, ao chegar ao aeroporto das cidades da Copa, receba um cartão de crédito temático. Com ele, o torcedor poderia dirigir-se a pontos espalhados pela cidade e trocar seus recicláveis, que podem ser latas de alumínio, garrafas de vidro, longa vida e de plástico, por um crédito eletrônico, chamado de “Crédito Verde”. Para facilitar, seriam instaladas as chamadas Máquinas de Venda Reversa, onde o indivíduo insere o reciclável e pode creditar em seu cartão magnético os valores correspondentes de "Crédito Verde".

A grande diferença do projeto para os sistemas de troca já instalados no mundo é a presença de um câmbio alternativo. Com ele, pode-se direcionar toda a renda envolvida com as trocas para o consumo sustentável, como gastos no transporte público e em estabelecimentos sustentáveis. O IPEA, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas calcula que os rendimentos da reciclagem no Brasil são da ordem de um bilhão de reais por ano.

Além de promover para uma Copa do Mundo mais sustentável, que incorpore o senso de conservação no cidadão brasileiro e turista, o projeto visa inserir a sucata na economia, buscando um potencial de renda enorme que é desperdiçado, e ser uma solução simples para problemas de logística e custo do recolhimento de lixo.