O Prof. Jaan Valsiner, da Clark University (EUA), é o palestrante convidado da próxima edição do Café Científico na UFBA, promovido em conjunto pela Pró-Reitoria de Extensão, LDM-Livraria Multicampi e os programas de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) e em Psicologia da UFBA. O encontro está marcado para o dia 24 de fevereiro, às 10h, na Saladearte Cinema da UFBA, no Pavilhão de Aulas Heonir Rocha (antigo PAC), no Vale do Canela. Em sua palestra, seguida de debate, Valsiner tratará do tema “Como e onde a psicologia falha – um olhar semiótico-cultural”.
Jaan Valsiner é o principal teórico da Psicologia Cultural do Desenvolvimento na atualidade e visita a UFBA entre os próximos dias 23 e 29 de fevereiro, a convite do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Ele vem discutindo os modos pelos quais os sistemas psicológicos humanos regulam-se através da construção e reconstrução de hierarquia de signos - em outras palavras, através de processos de mediação semiótica, seu trabalho articula idéias antropológicas, sociológicas e psicológicas, tendo como horizonte o desenvolvimento de pessoas na sociocultura.
Sua contribuição, tão extensa quanto substantiva, representa uma consistente crítica aos rumos que a ciência psicológica tomou ao longo do século XX, ao tempo em que trabalha intensamente, como profundo conhecedor da história dessa disciplina, para propor novas bases para a construção de uma Psicologia Cultural. Ao realizar esta árdua palavra, Jaan Valsiner mostra uma inesgotável capacidade de diálogo, de que é evidência imediata a imensa rede de pesquisadores com quem interage através de países e por vários continentes, rompendo efetivamente o etnocentrismo que vigora na área desde seus primórdios.
O que faz Valsiner é “ampliar o território de sua disciplina em direção a fronteiras desconhecidas, a áreas de grande incerteza, que costumam gerar alguma suspeita ou explicações incompletas, como é o caso quanto à noção da irreversibilidade do tempo. É daí que se produzem ações e pensamentos sobre nós mesmos, assim como sobre o mundo em que vivemos, no espaço entre o presente e o futuro imediato, o qual flui em toda sua incerteza” (Rebeca Puche, discurso por ocasião da outorga do título de Doutor Honoris Causa a Jaan Valsiner, pela Universidade de Cali, Colômbia).