A proposta de substitutivo do Plano Nacional de Educação – PNE, elaborada pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), apresentada na Câmara dos Deputados no dia 06 de dezembro, coloca como meta o investimento de 8% do Produto Interno Bruto – PIB considerando o investimento público total em educação. A de 2010 falava em investimento direto em educação.
Este fato levou a Reitora da UFBA, professora Dora Leal Rosa a reafirmar a posição do Conselho Universitário da UFBA, que aprovou por aclamação a decisão de redigir e encaminhar uma moção da universidade ao Ministério da Educação, reivindicando a destinação de dez por cento do PIB (Produto Interno Bruto) do país para a educação pública, em reunião extraordinária ocorrida no dia 20 de outubro. A proposta fez parte da pauta de reivindicações do movimento estudantil, que foram apreciadas pelo CONSUNI.
“A posição da Universidade Federal da Bahia já foi expressa no documento aprovado pelo Consuni e é isto que consideramos necessário para a construção de uma educação de excelência no Brasil”, afirma a Reitora, que espera que as discussões sobre o tema, na esfera legislativa, evoluam para os dez por cento do PIB para a educação. Cópia da moção foi encaminhada ao deputado Angelo Vanhoni.