Com a criação do software Aguapura Vianet, a população baiana ganha um poderoso aliado para reduzir o consumo de água, diminuir o valor da conta, além de ajudar o meio ambiente. O programa, desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da Rede de Tecnologias Limpas (Teclim), permite que o usuário faça o monitoramento de seu consumo, através da inserção dos números do hidrômetro, data e hora da leitura na internet. O Aguapura Vianet é um dos projetos que serão apresentados até o dia 11 de novembro, das 9 às 16h, no estande da Teclim montado entre o PAF-1 e o Instituto de Matemática, no Campus de Ondina. A exposição integra a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA 11) - evento multidisciplinar gratuito que acontece no mesmo período, em todos os campi da universidade.
De acordo com o engenheiro ambiental e professor Luciano Queiroz, tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Engenharia Sanitária Ambiental da UFBA, o projeto sensibiliza as pessoas para o uso racional da água. "Proporciona a autogestão do controle da água e estimula a mudança de hábitos", complementa. Queiroz conta que o Aguapura Vianet pode ser utilizado tanto em casas, como em edifícios públicos e domiciliares. Ele revela que o uso sistema nas unidades da UFBA possibilitou uma redução de 30% no consumo de água. Para ter acesso ao software, que é livre, basta acessar a página www.teclim.ufba.br/aguapura. No primeiro momento, será necessário cadastrar uma senha.
Além do estande da Teclin, 13 mil pessoas, entre estudantes, professores e membros da sociedade civil estarão presentes nos 60 eventos afiliados à Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia. Saiba mais sobre a ACTA-11 no site www.acta.ufba.br/eventos.html