As inscrições para a segunda turma do curso de Pós-Graduação em Engenharia Clínica da UFBA seguem até esta sexta-feira (dia 16 de setembro). O curso é uma parceria entre o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos/UFBA (Hospital das Clínicas), Faculdade de Medicina da Bahia e Escola Politécnica. O curso prepara profissionais para atuarem no gerenciamento e gestão das incorporações de tecnologia em estabelecimentos assistenciais de saúde.
Com o crescente avanço tecnológico, os altos níveis de competitividade do mercado e os altos custos inerentes as instituições de saúde, fazem-se necessário a participação de profissionais com formação nas áreas de ciências humanas, exatas e médicas com habilitação para avaliar e gerenciar as tecnologias utilizadas nos estabelecimentos assistenciais de saúde, agências do governo, empresas fornecedoras e fabricantes de equipamentos.
Segundo Édson Palhares, engenheiro clínico do Complexo Hupes e coordenador do curso, há uma carência expressiva de recursos humanos habilitados em engenharia clínica no Brasil. Aproximadamente 3% dos estabelecimentos assistenciais de saúde não possuem este profissional e existe uma carência de mais de 1500 engenheiros clínicos em todo país. Édson Palhares afirma, ainda, que esta é uma atividade promissora, de extrema relevância para as unidades de saúde.