O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (PPGAC - www.ppgac.tea.ufba.br) promove no dia 15 de agosto, a conferência de abertura do semestre letivo 2011.2, sobre o tema "Será que nos tornaremos acostumados com a imersão? História da Arte e Ciência da Imagem”. O conferencista é o Prof. Oliver Grau, autor do livro “Arte virtual: da ilusão à imersão” (Edunesp, 2007). O encontro está marcado para as 14h, no Teatro Martin Gonçalves (Escola de Teatro), com entrada franqueada ao público interessado.
O livro de Oliver Grau recebeu mais de 50 resenhas e foi a primeira obra a apresentar uma comparação histórica em teoria da imersão entre imagem e espectador, assim como uma análise sistemática da trilogia artista/obra/espectador em termos de arte digital. A pesquisa está ligada ao novo modelo de uma história evolutiva das ilusões midiáticas que resulta, por um lado, de uma relativa dependência dos novos potenciais sensoriais de sugestão e, por outro, da força variável de alienação do espectador (competência midiática).
Oliver Grau é professor de Ciência da Imagem e diretor do Departamento de Ciência da Imagem (Universidade do Danúbio, Áustria). Autor também de Mediale Emotionen (Fischer, 2005) e MediaArtHistories (MIT-Press, 2007). Ministra cursos e palestras em diversos países; já recebeu vários prêmios e produziu várias publicações em inglês, espanhol, português, sérvio, macedônio, esloveno, coreano, chinês. O evento é uma produção do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual (www.poeticatecnologica.ufba.br), com apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.