Início >> Ufba Em Pauta >> Volta às aulas marca início do curso de medicina no campus de Vitória da Conquista

Curso concretiza desejo da comunidade universitária

O início o semestre 2016.1, na segunda-feira (04/07) marca o primeiro dia de aulas da primeira turma do curso de medicina oferecido pela UFBA no campus de Vitória da Conquista.

A implantação do curso de medicina no Campus Anísio Teixeira concretiza um desejo antigo da comunidade universitária e regional. De acordo com o projeto pedagógico, o curso encontrará na UFBA-Conquista “todas as condições para se firmar e se tornar um centro de excelência e de referência nacional em formação médica”.

Inicialmente, foram oferecidas 45 das 80 vagas disponibilizadas pelo MEC em dezembro do ano passado. Desse total, 50% foram reservadas às cotas. A seleção dos candidatos foi feita, exclusivamente, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), com base nos resultados obtidos pelos participantes no ENEM referente ao ano de 2015.

Para o diretor do Campus Anísio Teixeira, professor Orlando Caires, o curso de medicina irá contribuir para a consolidação da UFBA-Conquista, que completa em outubro deste ano 10 anos de existência, além de ampliar a oferta de vagas em cursos de medicina na região sudoeste da Bahia.

Curso

Diurno, o curso de graduação em medicina visa uma formação de médicos com perfil generalista e humanista. Caracteriza-se por não seguir o processo pedagógico tradicional, em que o professor é a figura central do processo de ensino, e, sim, utiliza uma abordagem centrada no aluno e sua realidade.

De acordo com o projeto pedagógico do curso, sua missão é “formar profissionais qualificados, para atuar com responsabilidade social, em todas as áreas onde a medicina se constitua em fator de promoção da melhoria da qualidade de vida; prevenir doenças ou recuperar a saúde, tendo como meta a excelência no exercício profissional”.

O currículo do curso prevê uma trajetória mínima de 6 (seis) anos, com uma metodologia problematizadora e uma matriz curricular integrada por temas e formas. Sua entrada é semestral.

Uma Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM), instituída pelo Ministério da Educação, em conformidade com a Portaria nº. 306, de 26 de março de 2015, irá avaliar periodicamente o curso de Medicina.

*com informações da ASCOM do Campus Anísio Teixeira/Vitória da Conquista