Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA terá 43 novos professores visitantes do Brasil e do exterior

UFBA terá 43 novos professores visitantes do Brasil e do exterior

Os docentes têm reconhecida qualificação em suas áreas

A UFBA receberá 43 novos professores visitantes, a maioria deles de fora do Brasil, já a partir do próximo semestre letivo. Eles foram selecionados através de um edital lançado pela Reitoria em março, voltado à contratação temporária de docentes de reconhecida qualificação em suas áreas, com o objetivo de fortalecer os programas de pós-graduação e ampliar a internacionalização da Universidade. Veja abaixo a lista completa.

assinatura-prof-visitante-em-marco-reitor-e-pro-reitor

O reitor João Carlos Salles e o pró-reitor de Pós-Graduação, Olival Freire Jr., no lançamento do edital, em março

A maior parte dos selecionados – 31 – fez o doutorado fora do Brasil, em 15 países diferentes. Estados Unidos, França, Inglaterra e Itália são as principais raízes acadêmicas dos aprovados, com quatro professores cada. Em seguida vêm Alemanha e Portugal, com três cada. Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Cuba, Espanha, México e Suíça formaram um docente selecionado cada. E outros 12 fizeram seus doutorados em universidades brasileiras. Para o pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação, Olival Freire Jr., a contratação dos professores visitantes é uma “oxigenação para a pós-graduação”.

O coordenador de Ensino de Pós-Graduação, Ronaldo Lopes de Oliveira, que acompanhou os trabalhos da comissão de avaliação, explica que cerca de 70% do grupo aprovado irá permanecer na UFBA por dois a quatro anos. “Tempo suficiente para se integrarem, ministrarem disciplinas, fazerem publicações, orientação e co-orientação”, assegura. “É um ato inédito no país receber um número tão grande de professores visitantes de uma só vez”, observa.

Os contratos serão firmados a partir de 01 de agosto. Além dos selecionados, a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG) divulgou uma lista de oito suplentes, visando garantir a agilidade das contratações em caso de eventuais desistências. Ao todo, a PROPG recebeu 87 indicações de doutores de 18 países, além do Brasil.

DSC_4530-reduzida

Comissão multidisciplinar formada por professores de renomadas universidades brasileiras fez a triagem final dos candidatos, cujo alto nível deixou boa impressão

A triagem final foi feita ao longo desta semana por um comitê multidisciplinar formado professores de renomadas universidades brasileiras. Entre eles, Célia Tavares, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) ressaltou o excelente nível dos candidatos, “isso mostra a importância deste edital, de pessoas que querem vir à UFBA não só para contribuir para pós-graduação, como também para dar continuidade a sua formação e trabalho como pesquisador”, conta.

Rodrigo Rodrigues, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Silvio Salina, da Universidade de São Paulo (USP), Danilo Souza Filho, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, (PUC-Rio), Martha Ulhôa, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Robert Verhine, da própria UFBA completaram a comissão de avaliação dos candidatos.

Na escolha dos professores e na distribuição das vagas, o comitê buscou o maior equilíbrio possível entre as grandes áreas do conhecimento. Programas de pós das áreas de ciências físicas, matemática e tecnologia receberão 11 professores. Os das ciências biológicas e profissões da saúde terão 12 novos docentes. E os das áreas de filosofia e ciências humanas, de artes e de letras aprovaram, as três somadas, 20 candidatos.

A lista divulgada hoje corresponde à primeira das duas rodadas de seleção de professores estabelecidas pelo edital, que prevê a contratação de até 70 docentes. A seleção dos 43 primeiros – três a mais do que o previsto para esta etapa – foi feita a partir das candidaturas recebidas pelos programas de pós até 30 de junho, pré-avaliadas pelos respectivos colegiados e, em seguida, encaminhadas em seguida à Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PROPG) até o dia 07 deste mês.

As 30 vagas restantes deverão ser preenchidas na segunda rodada do processo seletivo. Os interessados poderão enviar novas candidaturas até 30 de dezembro aos programas de pós-graduação. Podem candidatar-se docentes de fora do Estado ou do país que tenham concluído doutorado há pelo menos dois anos, entre outras condicionantes previstas no edital. Os contratos poderão ter um prazo máximo de 1 ano (no caso de docentes brasileiros) ou 2 anos (para docentes de fora do país), com possibilidade de renovação por, no máximo, mais 2 ou 4 anos, respectivamente. A íntegra do edital está em http://www.propg.ufba.br/.

A UFBA conta atualmente com 87 programas de pós-graduação, dentro dos quais se distribuem 135 cursos – 52 deles de doutoramento -, reunindo 6.500 alunos. Os detalhes desses programas e de seus respectivos contatos podem ser obtidos no endereço http://www.propg.ufba.br/stricto-sensu.

Fonte: EdgarDigital