Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA sedia Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas da Andifes

UFBA sedia Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas da Andifes

Evento acontece na Fac. Medicina, no Terreiro de Jesus

Os desafios atuais da gestão de pessoas nas IFES (instituições federais de ensino superior) - como dimensionamento, alocação e capacitação da força de trabalho e reestruturação de planos de carreira - estarão em debate no Fórum de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (FORGEPE) da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que acontece em Salvador entre os dias 11 e 13 de julho, na Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus.

"O encontro serve para alinhar entendimentos e articular ações conjuntas sobre temas prioritários", afirma o coordenador do FORGEPE, Mauro Côrtes, pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Na abertura do Fórum, o reitor João Carlos Salles saudou os presentes e convidou-os a participar do Congresso da UFBA, de 14 a 17 de julho.

Entre os temas prioritários da agenda do Fórum estão o dimensionamento e a alocação da força de trabalho nas universidades. Segundo Côrtes, o desafio das IFES é definir critérios objetivos para avaliar a distribuição das quantidades e perfis dos postos de trabalho nas universidades.

A expectativa é formatar uma proposta que fixe em três os tipos de cargo, que passariam a ser definidos por faixa de escolaridade e remuneração – não mais por área profissional, como é atualmente. Segundo Côrtes, isso permitiria aos gestores das IFES direcionar novos concursos de acordo com as carências de momento de cada instituição. "A ideia é que a universidade possa escolher se quer preencher com um jornalista, por exemplo, uma vaga que vinha sendo ocupada por um profissional de cargo equivalente, como um médico", explica. Hoje, esse tipo de alteração requer autorização do MEC (Ministério da Educação).

Outros pontos a serem debatidos são o papel do FORGEPE nas negociações com o MEC sobre reestruturação dos planos de carreira de docentes e técnico-administrativos, que atualmente é feita entre o ministério e as associações profissionais; a interpretação de normas legais, como a que define as regras para nomeação e transferência de servidores em períodos pré-eleitorais; e as possibilidades técnicas de integração dos sistemas de tecnologia da informação das IFES com os sistemas do governo federal (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE; e Sistema de Gestão de Pessoas - SIGEPE), visando minimizar o retrabalho.

No âmbito da UFBA, o maior desafio da gestão de pessoas gira em torno da necessidade de novos cargos para docentes e principalmente técnico-administrativos, de modo a acompanhar a expansão da Universidade promovida pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) nos últimos anos. Outros pontos-chave, segundo a pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas, Lorene Pinto, são as políticas de qualificação do corpo funcional e o preenchimento de vagas extintas no serviço público, como motorista, vigilante, copeira/o etc.

A escolha da UFBA para sediar o FORGEPE aliou a intenção dos membros do fórum de realizar o encontro no Nordeste e a proximidade do Congresso da UFBA. "Muitos dos que vieram para o Fórum irão esticar mais uns dias para participar do Congresso. Quando propus que fosse na UFBA, não houve concorrência", afirmou Lorene.