Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA recebe selo alusivo aos 90 anos de Mãe Stella de Oxóssi

UFBA recebe selo alusivo aos 90 anos de Mãe Stella de Oxóssi

Universidade parabeniza Fundação Palmares

Ao receber o Selo Comemorativo aos 90 Anos de Mãe Stella de Oxóssi, a  Universidade Federal da Bahia parabeniza publicamente a Fundação Cultural Palmares, pela iniciativa e justa homenagem à Mãe Stella, que é detentora do Título de Doutora Honoris Causa, conferido pela Universidade Federal da Bahia, no ano de 2005.

A homenagem que integra o programa federal de metas e ações para a valorização e reconhecimento das religiões de matriz africana, foi realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, responsável pela confecção de um carimbo comemorativo e um selo personalizado, trazendo a imagem da sacerdotisa Maria, Stella de Azevedo Santos, a Mãe Stella de Oxóssi.  O selo foi lançado no Terreiro Ilê Opô Afonjá, no último dia 15/09, em Salvador.

Mãe Stella

Primeira intelectual do movimento afro a ser indicada para a Academia de Letras da Bahia, Mãe Stella de Azevedo dos Santos, conhecida popularmente como Mãe Stella de Oxossi – ialorixá do terreiro Ilê Aze Opô Afonjá e  ocupa a cadeira número 33 da ALB, cujo patrono é o poeta baiano Castro Alves.

Enfermeira de formação, Mãe Stella é autora de oito livros que falam da herança cultural africana e sua interpretação.  Mãe Stella ganhou o prêmio jornalístico Estadão em 2001, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFBA em 2005 e pela Universidade do Estado da Bahia em 2009. Também foi agraciada com a Comenda Maria Quitéria, da Prefeitura de Salvador, Ordem do Cavaleiro, do Governo do Estado, e Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.