Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA lança programa durante o Novembro Negro 2016

UFBA lança programa durante o Novembro Negro 2016

Debates ocorrerão na Faculdade de Arquitetura

Mesas de debates, oficinas, exposições e filmes são atividades que acontecem nos próximos dias 23 a 25 de novembro, em meio à realização da programação do Novembro Negro na UFBA. A série de eventos, idealizada para marcar o mês da Consciência Negra – Novembro, é promovida pela Coordenação de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE).

SANKOFA

A grande novidade de 2016 é o lançamento do PROGRAMA SANKOFA, iniciativa da Coordenação de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade - CAAED da PROAE, mantido com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, Decreto no. 7.234 de 19/07/2010. Constitui-se em uma rede de ações nos campos da Pesquisa, da Extensão e da Gestão Universitária, voltada à formação acadêmica-profissional de estudantes de graduação, bem como à consolidação de novas estruturas universitárias que possibilitem a sustentabilidade da política de acesso e permanência no ensino superior.

São objetivos do programa fomentar a produção de reflexões acerca da gestão e execução das políticas de Assistência Estudantil no âmbito da UFBA; fortalecer e estimular a produção de conhecimentos, saberes e práticas em Direitos Humanos na UFBA e; fortalecer ações institucionais de respeito aos direitos humanos e de enfrentamento à violência contra a mulher, ao sexismo, ao capacitismo, à lgbtfobia e ao racismo.

O Programa contempla os campos de estudo, áreas temáticas e modalidades em Políticas de Assistência Estudantil, Ações Afirmativas, Direitos Humanos e Justiça, Atividades de Pesquisa e de Extensão.

Sankofa é um pássaro da mitologia africana que voa para frente, com a cabeça voltada para trás e carregando no bico um ovo. A articulação presente, passado, futuro encontra-se representada neste mito, levando a reflexão de que para transformar positivamente o futuro, é preciso no presente revistar criticamente o passado para que o que foi olvidado, encoberto, possa emergir e ser considerado. Desta sorte, Sankofa nos remete ao provérbio, dos povos de língua Akan da África Ocidental, “se wo were fi na wosan kofa a yenki” que quer dizer “não é tabu voltar atrás e buscar o que esqueceu”.

PROGRAMAÇÂO

23/11 - Faculdade de Arquitetura

Ações Afirmativas e Universidade

Zulu Araújo (Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon)