Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA e Petrobras investem em pesquisa para soluções em eficiência energética

UFBA e Petrobras investem em pesquisa para soluções em eficiência energética

Participam programas de pós-graduação da Politécnica

A Universidade Federal da Bahia e a Petrobras assinaram o Termo de Cooperação para pesquisa de soluções tecnológicas em eficiência energética na Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em cerimônia realizada nesta terça-feira (18/03), na Reitoria. Estas soluções serão investigadas no intuito de reduzir o consumo de água e de energia nas unidades industriais da refinaria.

O reitor João Carlos Salles ressaltou o compromisso social da universidade para o compartilhamento de conhecimento qualificado e disse estar orgulhoso da qualidade da produção teórica da UFBA. “É uma associação feliz entre as duas partes para a construção de um saber prático como resultado de uma reflexão mais aprofundada que é própria da universidade”, afirmou.

Gerente de otimização da RLAM, Geraldo Márcio Muniz participou do evento para assinatura do termo de cooperação, representando o gerente geral da refinaria, William França. Ele disse que a parceria entre ambas instituições agrega valor e contribui para gestão da companhia que tem a área de eficiência energética como um de seus focos principais.

A Universidade pretende auxiliar a companhia para a tomada de decisão através da construção de campo de conhecimento e de sugestões de soluções na área de energia. Contribuirão nesta parceria os Programas de Pós-graduação em Engenharia Química (PPEQ), Pós-graduação em Engenharia Industrial (PEI) e os cursos de graduação de Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFBA.

Tatiana Dumet, diretora da Escola Politécnica, destaca a importância das parcerias e troca de conhecimentos junto às empresas. “Formamos os profissionais para o mercado e as empresas trazem demandas para a universidade, que tem grande interesse de se manter atualizada, sobretudo na área tecnológica em que as mudanças são muito rápidas em termos de inovações e produtos”.

O evento de celebração do termo de cooperação também contou com a presença do coordenador do projeto “Pesquisas de Soluções Tecnológicas em Eficiência Energética na Refinaria Landulpho Alves”, professor Salvador Ávila Filho, do departamento de Engenharia Mecânica.

Os planos de trabalhos com duração de 18 meses serão divididos em quatro partes com diferentes assuntos que irão nortear as pesquisas: sistemas de resfriamento e redução no consumo de água e de energia; controle na fonte de perda e reuso de água em torre de resfriamento; sistemas de aquecimento, combustão e recuperação de energia; e confiabilidade e rendimento das operações e motores elétricos.

A UFBA utilizará bolsistas, graduandos e pós-graduandos para realizar as referidas pesquisas. Para o andamento desta cooperação serão estabelecidas metas parciais de estudos específicos relacionados aos assuntos supracitados e que serão apresentados através de seminários com relatórios pertinentes.