A Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, Serviço de Extensão Permanente do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/UFBA), implementarão o Projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia. O projeto, com duração de quatro anos, tem como objetivo fornecer os subsídios necessários à construção de uma política pública de enfrentamento das questões relativas ao consumo de substâncias psicoativas em ambientes escolares do Estado da Bahia, em consonância com o programa Pacto Pela Vida, alcançando 13 Diretorias Regionais de Educação (Dires) e 22 municípios.
O primeiro componente do projeto, o Curso de Formação em Educação & Álcool e outras Drogas, com 40 horas de duração, será oferecido para 914 diretores escolares e 128 técnicos da Secretaria de Educação, na modalidade Educação a Distância. O curso será seguido da supervisão que privilegiará a condução de situações práticas vivenciadas no dia a dia das escolas. O terceiro componente será a criação e acompanhamento de 23 grupos de trabalho sobre Educação & Álcool e outras Drogas, reunindo diretores escolares, técnicos das Dires e da Secretaria de Educação, em vista da elaboração de projetos de intervenção para as 914 escolas. Em adição a esses três componentes também será implantada uma Central de Orientação e Referência em Álcool e outras Drogas para oferecer atendimento e suporte aos profissionais da Rede Estadual de Educação na condução de situações relacionadas ao consumo de drogas.
Com o Projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia a Secretaria de Educação, junto com a UFBA, busca uma melhor qualificação dos profissionais da Rede Estadual de Ensino para o atendimento das demandas relacionadas ao uso abusivo de drogas em ambientes escolares. Sua proposta inclui ações de cunho prático e aponta no sentido de uma política pública sustentável para a Secretaria Estadual de Educação, neste campo estritamente relacionado com a evasão escolar e com o comprometimento das atividades de alunos de professores e da comunidade em geral. O lançamento do projeto acontece no dia 19 de julho, às 14h, no Instituto Anísio Teixeira - Estrada das Muriçocas, s/n - Paralela.