Início >> Ufba Em Pauta >> Tese de docente da UFBA conquista Prêmio BNDES de Economia 2011

Tese de docente da UFBA conquista Prêmio BNDES de Economia 2011

Tese foi defendida na FEA-USP em fevereiro deste ano

O Prof. Gervásio Ferreira dos Santos, do Departamento de Economia da UFBA, é vencedor, em primeiro lugar, do Prêmio BNDES de Economia 2011, com sua tese de doutorado "Política energética e desigualdades regionais na economia brasileira", defendida na Universidade de São Paulo. O objetivo dessa tese, orientada pelo Prof. Eduardo Amaral Haddad e defendida na FEA-USP no dia 26 de fevereiro, foi avaliar os impactos regionais de longo prazo da política tarifária do setor elétrico brasileiro. As reformas estruturais neste setor determinaram o surgimento de duas diferentes tendências de distribuição espacial das tarifas de energia elétrica entre os estados brasileiros: uma de convergência e outra de dispersão espacial.

A disparidade regional das tarifas no período recente vem sendo influenciada pelas características espaciais da economia brasileira, dentre as quais a elevada concentração espacial e distribuição hierárquica de grandes mercados no espaço. Nesse sentido, os diferenciais de preços de energia elétrica tendem a ser causados pelos diferenciais de tamanho de mercado, os quais fornecem diferentes condições para a obtenção de economias de escala pelas companhias de distribuição de energia elétrica.
Com base nesses elementos e na evidência de que o produto energia elétrica é um insumo importante no processo produtivo, foi construído um Modelo Interregional de Equilíbrio Geral Computável para análise de política energética. As simulações mostraram evidências de que as ligações de insumo-produto, a heterogeneidade espacial da intensidade de energia elétrica e os diferenciais regionais de substituição energética estão entre os principais determinantes dos impactos espaciais da variação no preço da energia elétrica. Por outro lado, a recente tendência de dispersão espacial nas tarifas de energia elétrica pode estar contribuindo para reduzir o PIB real nacional e aumentar as desigualdades regionais no Brasil.