Início >> Ufba Em Pauta >> Serviço Médico inicia etapa de exames nos servidores da UFBA

Serviço Médico inicia etapa de exames nos servidores da UFBA

SMURB quer reduzir riscos à saúde do servidor

O Serviço Médico Universitário Rubens Brasil – SMURB inicia este mês os exames médicos periódicos dos servidores da Universidade Federal da Bahia. Esses exames permitirão o conhecimento do perfil de saúde e morbidade dos funcionários possibilitando intervenções nos problemas de saúde apresentados nos respectivos ambientes de trabalho, de forma a minimizar ou extinguir os riscos. Os exames vão contribuir, ainda, para a construção da Política de Atenção a Saúde do Servidor (PASS), através da construção de programas de promoção, assistência, vigilância e readaptação.

Serão efetuadas visitas às unidades e órgãos a fim de convidar os servidores para realização de exames laboratoriais, de imagem, consultas e procedimentos especializados em ginecologia e oftalmologia, respeitando os critérios de idade, sexo e exposição a riscos biológicos, químicos e/ou físicos nos ambientes de trabalho.

Após a convocação, os servidores receberão a relação dos exames de laboratório e de imagem a serem realizados, ficando sob responsabilidade da empresa contratada encaminhar os resultados para o SMURB.

Em seguida o Serviço Médico fará contato com o servidor para agendamento da avaliação médica no próprio SMURB e emissão do Atestado de Saúde Ocupacional.

Os servidores que se recusarem a realizar o exame periódico deverão assinar Termo de Responsabilidade, podendo reconsiderar sua decisão no prazo de até 30 dias da data de sua assinatura. Neste caso, caberá ao mesmo fazer contato com o SMURB para liberação dos exames e posterior avaliação médica.