Início >> Ufba Em Pauta >> Seminário na ALB destaca importância de Judith Grossmann

Seminário na ALB destaca importância de Judith Grossmann

Judith Grossmann é Professora Emérita da UFBA

A Academia de Letras da Bahia, o Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA), a Fundação Casa de Jorge Amado e a Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) realizam o lançamento dos livros “O périplo de Judith Grossmann”, de Lígia Guimarães Telles, e “Todos os filhos da ditadura – romance”, de Judith Grossmann. O evento integra a programação do Seminário Visitações: a obra literária de Judith Grossmann e ocorre na próxima quarta-feira (dia 23 de novembro), às 19h, na Academia de Letras da Bahia, em Salvador.

O romance “Todos os filhos da ditadura”, de Judith Grossmann, trata do turbulento período político brasileiro através de uma perspectiva diferente, menos densa, abordando os “filhos” dessa época. A autora é poeta, contista, romancista e ensaísta, importante escritora da cena literária contemporânea e Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Entendendo essa importância, a autora Lígia Guimarães Telles tem se dedicado, ao longo da sua trajetória como pesquisadora no ILUFBA, a estudar e divulgar a obra grossmanniana. O livro “O périplo de Judith Grossmann” resulta desse processo, revelando detalhes da escrita ficcional da autora, que também é uma importante teórica e crítica da literatura.

A programação do Seminário Visitações inclui a realização de mesas com a participação de Antonia Herrera, Cássia Lopes, Evelina Hoisel, Fernando Segolin, Fernanda Mota, Jerusa Pires Ferreira, Luciano Lima, Myriam Fraga e da própria Lígia Guimarães Telles; há também exposição bibliográfica com montagem de Fernanda Mota e performance com textos de Judith Grossmann sob a direção de Paulo Dourado e Cleise Mendes. Para participar, é necessário realizar a inscrição prévia através do e-mail visitacoesjg@gmail.com até terça-feira (22 de novembro).