Início >> Ufba Em Pauta >> Seminário internacional sobre cultura envolve docentes da UFBA

Seminário internacional sobre cultura envolve docentes da UFBA

Participantes terão visão de mercado em expansão

Docentes e pesquisadores da UFBA como Sérgio Farias, diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos (IHAC), e Luiz Marfuz, professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), dentre outros, são palestrantes no 1º. Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio, no Teatro Vila Velha, em Salvador.  O evento é uma resposta natural à expansão da área cultural. O setor privado, o setor público e o Terceiro Setor são responsáveis por ações, investimentos, criação de instituições, fundações, agências e organizações que necessitam cada vez mais de recursos humanos. Entretanto, a importância dessas ações e projetos culturais ainda não é plenamente reconhecida e inúmeros são os problemas decorrentes, em grande parte, do fato de que os recursos humanos neles envolvidos carecem de uma formação específica. Um dos objetivos do 1º. Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura é discutir esses problemas, buscando dar aos profissionais que atuam, ou queiram atuar nesta área uma visão de um mercado em expansão.

Não há como negar que há alguns anos vivenciamos uma ativação do processo de profissionalização dos setores culturais, mais precisamente desde a implantação das leis de incentivo no Brasil. A posição assumida pela cultura como fator essencial no desenvolvimento inclusivo nas sociedades contemporâneas nos obriga a rever estratégias programáticas nos diversos setores sociais, políticos e econômicos, buscando a profissionalização e o aprimoramento de um novo campo de trabalho que surge como exigência de uma sociedade em mutação. A universidade, lugar onde se pensa o fazer cultural, não pode se furtar a ocupar um papel central na sedimentação desse elo da cadeia de profissionalização e capacitação em cultura.

O público alvo do 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura é formado pelos estudantes e profissionais de qualquer área do conhecimento, que busquem se especializar no desenvolvimento de atividades ou projetos privados e públicos relacionados a ações culturais e produção e gestão de bens culturais. O Seminário pode e deve interessar, particularmente, aos profissionais que atuam em empresas privadas ou fundações (institutos culturais, fundações de fomento à cultura) ou públicas (museus, setores culturais) e em organizações do Terceiro Setor.

Mais informações podem ser obtidas com Deolinda Vilhena, pelo e-mail deolindavilhenaufba@gmail.com ou no blog seminarioformcapcult.blogspot.com.