Início >> Ufba Em Pauta >> Seminário internacional discute produtos farmacêuticos em Salvador

Seminário internacional discute produtos farmacêuticos em Salvador

Sebastião Loureiro (ISC) é um dos coordenadores

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional de Tecnologia, Inovação e Equidade em Saúde, que tem como tema “Mercado de produtos farmacêuticos”. O evento será realizado no dia 26 de março, no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina.  O seminário busca estabelecer estratégias que possam reduzir as iniquidades em saúde no Brasil. Os interessados deverão acessar o site www.seminario.pecs.ufba.br/ties para garantir a sua vaga. Os medicamentos genéricos ganharão destaque nas discussões do evento por conta do importante papel que desempenham na promoção do acesso de muitos brasileiros a tratamentos medicamentosos.

Segundo o coordenador do seminário, Prof. Sebastião Loureiro, docente do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC), o evento buscará na experiência internacional, referente à indústria farmacêutica, elementos teóricos e metodológicos que possam contribuir para a melhor compreensão da dinâmica de inovação do setor, particularmente no que tange a estratégias que possam reduzir as iniquidades em saúde no Brasil. Renomados pesquisadores já confirmaram presença no encontro, como palestrantes. São eles: Maureen Mackintosh (Open University, Inglaterra), Mariana Mazzucato (University of Sussex, Reino Unido), Luigi Orsenigo (University Institute for Advanced Studies, Itália) e Ismael Rafols (University of Sussex, Reino Unido. Pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas brasileiras, como Carlos Gadelha (SCTIE/MS), Jorge Costa (Fiocruz/RJ), Reinaldo Guimarães (UFRJ) e Odinir Finotti (Pro-Genéricos), participarão do seminário como coordenadores e debatedores dos painéis.

Serão realizados quatro painéis com as seguintes discussões: direito de propriedade intelectual; desenvolvimento tecnológico e industrial; e crescimento: o caso da indústria farmacêutica; produtores de genéricos da Índia: acesso a medicamentos essenciais e a produção local na África; rede de conhecimento e a base científica para inovação e desenvolvimento em saúde; o papel dos diferentes modelos de financiamento na dinâmica de inovação farmacêutica. O Seminário Internacional de Tecnologia, Inovação e Equidade em Saúde é uma realização do Instituto Nacional de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde (INCT/CITECS), em parceria com o Programa Integrado de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS / ISC / UFBA) e com o Instituto de Saúde Coletiva (ISC / UFBA). O evento conta com a coordenação do Prof. Sebastião Loureiro (UFBA, ISC, PECS, CITECS) e da Dra. Erika Aragão (UFBA, ISC, PECS, Fiocruz/BA). Mais informações poderão ser obtidas através do número (71) 3283-7380.