Início >> Ufba Em Pauta >> Salvador sedia neste ano dois grandes eventos de Ciência da Computação

Salvador sedia neste ano dois grandes eventos de Ciência da Computação

UFBA participa da organização, junto com Uneb e Unifacs

Dois grandes eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) acontecem neste ano em Salvador: o XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2015) e o XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2015). Os simpósios ocorrem simultaneamente, de 3 a 6 de novembro, no Hotel Mercure, Rio Vermelho.

A UFBA participa da organização dos eventos por meio do grupo de pesquisa Onda Digital e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação - ambos ligados ao Instituto de Matemática - junto com o PPGCOMP (Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Computação, da Unifacs (Universidade Salvador), tendo ainda a Uneb (Universidade do Estado da Bahia) como instituição parceira. A realização do evento é da SBC.

Neste ano, são esperados mais de 300 participantes entre profissionais, estudantes e pesquisadores das áreas de computação, design, educação e comunicação. IHC e SBSC são os mais importantes fóruns nacionais de debate sobre as áreas de Interação Humano-Computador e Sistemas Colaborativos. Além de palestras, oficinas, minicursos e workshop de teses e dissertações, a programação também contará com atividade cultural.

As inscrições para os dois simpósios já estão abertas e podem ser feitas no endereço www.ihc2015.unifacs.br. O primeiro lote de inscrições - com valores mais baratos - termina no dia 22 de setembro.

A programação da edição 2015 do IHC e SBSC conta com palestrantes das áreas de Marketing Digital, Interação Humano-Computador e Sistemas Colaborativos:

Carl Gütwin – Professor doutor no Departamento de Ciência da Computação e diretor do laboratório IHC na Universidade de Saskatchewan - Canadá. Suas principais áreas de pesquisa são: Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador e Técnicas de Interação.

M. Cecilia C. Baranauskas – Professora Livre-docente Titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: IHC, semiótica organizacional, interface de usuário, design de sistemas computacionais interativos em diversos domínios (social, educacional, de trabalho).

Jonathan Lazar - Doutor em Ciência da Computação e, diretor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação da Universidade Towson – USA, Jonathan Lazar é autor de sete livros na área de interação humano-computador (IHC) entre eles Research Methods in Human-Computer Interaction.

Martha Gabriel - Autora de 5 livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital“, Marta Gabriel já foi palestrante em 4 TEDx. Martha é keynote speaker internacional com mais de 50 palestras no exterior e premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos.