Início >> Ufba Em Pauta >> Salvador sedia II Semana Baiana de Relações Internacionais

Salvador sedia II Semana Baiana de Relações Internacionais

Atividades acontecem no auditório do PAF III, em Ondina

 

“Cooperação e conflito nas relações internacionais” é o tema central da II Semana Baiana de Relações Internacionais (Sebari), que acontece em Salvador de 25 a 27 de julho, no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III) do Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante os três dias do evento, promovido pelo Laboratório de Análise Política Mundial da UFBA (Labmundo), estudiosos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vão debater temas da sociedade globalizada, a partir de três pilares: Desenvolvimento; Cooperação Sul-Sul; e Conflitualidades internacionais contemporâneas.

Este é o segundo seminário de perfil internacional que o Labmundo organiza e terá na sua programação conferências com especialistas do Brasil e de outros países, além de mesas-redondas, debates e lançamento de livros. A abertura do evento será uma conferência com a Profa. Monica Hirst, da Universidade Torquato de Tella, de Buenos Aires/Argentina, que falará sobre o Brasil no contexto da cooperação Sul-Sul.

Compõem também a pauta de debate temas estratégicos como “A cooperação internacional para o desenvolvimento”; “Ética e guerra”; “Multilateralismo”; “Cooperação e poder nas relações internacionais”; “O Brasil e a integração da América do Sul”; e “Cooperação e conflito”. Entre os conferencistas brasileiros e estrangeiros, já estão confirmadas as participações de Enara Echart (Universidad Complutense de Madrid); Maria Elena Romero (Universidad Nacional de Colima); Ariel Colonomos (Centre National de la Recherche/CNRS e Centre d´Etudes et Recherches Internationales); Mélanie Albaret (Université IEP de Paris/Poitiers); Michelle Ratton Sanchez Badi (Fundação Getúlio Vargas/SP); Marcelo Medeiros (Universidade Federal de Pernambuco); Carlos Eduardo Ferreira Carvalho (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Juan Jose Vagni (Universidade Nacional de Córdoba); Alexander Arciniegas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Carlos Milani (Universidade Federal do Rio de Janeiro); e Elsa Kraychete (Universidade Federal da Bahia).

Com a realização da II Semana Baiana de Relações Internacionais o Labmundo busca consolidar o espaço de intercâmbio e disseminação regular da produção acadêmica sobre a temática das relações internacionais na Bahia. O seminário visa a projetar nacional e internacionalmente os trabalhos atuais de seus pesquisadores e garantir a socialização mais ampla dos debates em torno da política internacional com a comunidade nacional, em especial,  baiana. O Labmundo é uma iniciativa interdisciplinar de pesquisa e ensino lançada pela Escola de Administração da UFBA em março de 2006, contando com a participação de pesquisadores de diferentes departamentos da própria UFBA e de outros centros universitários da Bahia, do Brasil e do exterior.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 9995-2733 ou pelo e-mail ekraychete@gmail.com.