Início >> Ufba Em Pauta >> Revista O&S recebe textos para dossiê Carnaval & Organizações

Revista O&S recebe textos para dossiê Carnaval & Organizações

Interessados têm prazo até o dia 15 de junho

A revista O&S, publicada pela Escola de Administração da UFBA, abriu chamada de trabalhos para integrarem o Dossiê – Carnaval & Organizações. O propósito desse dossiê é agrupar um conjunto de análises próprias da Administração, juntamente com outras áreas das Ciências Humanas e Sociais, acerca do fenômeno carnavalesco no Brasil contemporâneo. Trata-se de analisar o que a maior festa popular nacional – rito cíclico anual enraizado na cultura brasileira – tem a dialogar com os processos de burocratização, gerenciamento, institucionalização e organização do país. Se, historicamente, um dos carnavais mais conhecidos é o do Rio de Janeiro, com a oficialização dos Desfiles das Escolas de samba em 1935, o objetivo aqui é apresentar uma pluralidade de regiões que abrigam os festejos populares. Destaquem-se os de São Paulo, Salvador, Olinda, Recife, entre tantos outros que galvanizam as pequenas e grandes cidades do país nos primeiros meses de cada ano.
Sendo o carnaval uma das manifestações mais expressivas da sociedade brasileira, as interfaces da Administração com suas teorias e estudos de caso vêm somar-se aos estudos pioneiros de Antropologia urbana. Dentre estes, lembre-se Carnavais, malandros e heróis (1979), uma interpretação original do antropólogo Roberto DaMatta acerca dos dilemas nacionais, a partir da relação entre costumes, normas e instituições próprias da nossa sociedade.

Dos anos 1980 para cá, o carnaval mediatizou-se com as transmissões televisivas. Integrado ao star system, mercantilizou-se em termos exponenciais e integrou-se à indústria do entretenimento, emulado pelas campanhas de marketing das grandes empresas patrocinadoras. A estrutura organizacional necessária para a realização desse espetáculo tornou-se cada vez mais complexa, com a participação de um sem-número de atores: produtores culturais, músicos, compositores, artesãos, carnavalescos, apresentadores de TV, atrizes, modelos, etc.
Esse dossiê convida administradores, sociólogos, economistas, entre outros, a decifrar a grandeza dessa festa popular e a explicar sua pujança. Pujança esta que pode ser explicada não apenas pelo delírio das multidões, pelos decibéis dos trios elétricos ou pela beleza pirotécnica e multicolorida dos carros alegóricos, mas também pelas políticas públicas e pelos interesses privados que dinamizam a celebração anual da folia carnavalesca.
O editor responsável pelo dossiê é o Prof. Bernardo Buarque e os trabalhos devem ser enviados tanto para seu e-mail (bernardobuarque@gmail.com) quanto para o de Cândida Bahia (candidab@ufba.br) dentro dos parâmetros de exigência da O&S. O prazo de submissão se encerra no dia 15 de junho deste ano. A publicação do dossiê deve acontecer no último número da O&S de 2012 ou no primeiro de 2013. Os editores da revista lembram que no espírito da O&S o dossiê (tema central) não ocupa todo o espaço da edição.