Início >> Ufba Em Pauta >> Resultados da Caravana UFBA Latina subsidiam dissertação

Resultados da Caravana UFBA Latina subsidiam dissertação

Felippe Ramos coordena a Iniciativa UFBA Latina

Na próxima segunda-feira (dia 26 de março) será realizada a apresentação e defesa da dissertação de Mestrado em Ciências Sociais intitulada "¿Sur o no Sur? Uma genealogia da política externa brasileira para a construção da América do Sul", de autoria de Felippe Silva Ramos. O autor já foi professor substituto do Departamento de Sociologia da UFBA, professor visitante no Central Arizona College, nos Estados Unidos, como bolsista Fulbright, e coordena a Iniciativa UFBA Latina (Inulat), um projeto que busca aproximar a UFBA das iniciativas de integração latino-americana. No âmbito da Inulat, foi realizada a Caravana da Integração, que levou estudantes da UFBA a percorrer nove países da América do Sul de ônibus, entre janeiro e março de 2010, sendo recebidos por diversas autoridades do primeiro escalão dos governos e universidades dos países visitados.

Sendo um dos coordenadores da Caravana, Felippe Ramos aproveitou o vasto material e experiências proporcionados pela expedição e pela atuação na Inulat para investigar as raízes dos discursos e projetos de integração na América Latina, recuperando conceitos clássicos como os de dependência, subdesenvolvimento e periferia para traçar as linhas das estruturas que limitam o sucesso da construção de uma autêntica identidade regional. O foco do trabalho é discutir como e porque, desde a redemocratização, o Brasil adotou a América do Sul como escala prioritária para a integração, remodelando o mapa geopolítico regional.

Na banca examinadora, além da orientadora, Profa. Ruthy Nadia Laniado (PPGCS-UFBA), estarão as professoras Elsa Kraychete (IHAC-UFBA e coordenadora do Laboratório de Análise Política Mundial [Labmundo]) e Denise Vitale (IHAC-UFBA), mais o Prof.  Emiliano José (Facom-UFBA), que também é deputado federal pelo PT-BA e deputado da legação brasileira no Parlamento do Mercosul. A defesa é aberta ao público e será realizada às 9h30, no auditório do CRH, localizado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (FFCH), em São Lázaro.