Início >> Ufba Em Pauta >> Restaurante Universitário recebe visita da Vigilância Sanitária

Restaurante Universitário recebe visita da Vigilância Sanitária

Nenhuma ocorrência foi apontada pelas fiscais

O Restaurante Universitário Manoel José de Carvalho, da Universidade Federal da Bahia, recebeu nesta quinta-feira, dia 19 de março, a visita de duas fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, que inspecionaram o restaurante tanto em sua infraestrutura e instalações físicas quanto na operação, esta a cargo da empresa Best Meal. Ao final da inspeção, foi considerado que tanto a área de produção quanto os procedimentos estavam em conformidade com as normas do setor, não tendo sido apontada nenhuma ocorrência.

O Restaurante Universitário opera diariamente, inclusive domingos e feriados, produzindo, de segunda a sexta-feira, um total de 2.688 refeições/dia, entre desjejum, almoço e jantar, que são servidas no próprio RU e no ponto de distribuição da Residência Universitária da Vitória. Esse número é reduzido nos finais de semana (detalhamento abaixo). Isto significa que o RU já está operando em sua capacidade máxima recomendada e não poderá exceder a atual oferta, sob pena de comprometer os padrões de segurança alimentar. Diga-se de passagem, essa foi possivelmente a principal causa dos problemas que motivaram as interdições passadas.

NOVO RESTAURANTE ESTÁ PREVISTO

O objetivo da atual administração é dotar a Universidade Federal da Bahia de um Restaurante Universitário e de um sistema de distribuição que atinja todos os campi de Salvador. Nesse sentido, o reitor João Carlos Salles esteve em Brasília em dezembro do ano passado, em entendimentos com a bancada federal baiana no Congresso Nacional, que aprovou uma emenda orçamentária de bancada no valor de 24,7 milhões de reais para a construção de um novo Restaurante Universitário para a UFBA.

O novo RU terá capacidade para produzir 10 mil refeições por dia, sendo 7 mil servidas no campus de Ondina e 3 mil a serem entregues nos Pontos de Distribuição de outros campi da UFBA. Essa ação faz parte da política da atual gestão, que estabelece absoluta prioridade para a assistência estudantil. Quanto aos pontos de distribuição, até o final do primeiro semestre deverá entrar em operação o Ponto de Distribuição de São Lázaro, o que contribuirá para a redução das filas do RU de Ondina.

Refeições servidas no RU Ondina

De segunda a sexta-feira - 1200 almoços e 1000 jantares.

Sábado: 800 almoços e 400 jantares.

Domingo e feriados: 300 almoços e 150 jantares.

Refeições servidas no RU Vitória

De segunda a sexta-feira - 98 desjejuns, 30 almoços e 160 jantares.

Finais de semana e feriados: 180 almoços e 130 jantares.