A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA tornou público o edital para seleção de projetos para o Programa Permanecer, com vigência para o período de 1º. julho de 2016 a 30 de junho de 2017. O Permanecer é uma iniciativa da Coordenação de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da PROAE e possui como objetivo assegurar a permanência de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica na universidade, garantindo o termino dos estudos em nível de graduação.
Nesta edição, o edital contempla as seguintes áreas temáticas: Saúde; Biologia; Tecnologia e Produção; Acessibilidade; Meio Ambiente e Agrárias; Educação; Arte, Cultura e Comunicação; Direitos Humanos e Justiça; e Trabalho. Os projetos submetidos a cada área temática deverão ser direcionados a um dos quatro eixos de atuação: Iniciação à Extensão, Iniciação ao Ensino, Iniciação à Pesquisa e Iniciação a Aprendizagens Profissionais.
Nesta edição serão disponibilizadas 604 bolsas para Salvador e 58 para o campus de Vitória da Conquista. O valor da bolsa permanecer é de R$ 400,00 - vale ressaltar que a bolsa não se configura contraprestação de serviço, tendo como única finalidade auxiliar a permanência dos estudantes. As novidades desta edição do edital são a possibilidade de licença maternidade para a bolsista e bolsas especificas para indígenas, quilombolas e pessoas com necessidades educacionais especiais.
As inscrições para os projetos deverão ser feitas on line no Sistema Permanecer www.sisper.ufba.br no período de 22 de fevreiro a 17 de março de 2016. A submissão de projetos só poderá ser realizada pelo orientador através do Sistema Permanecer. Cada projeto só poderá ter um orientador, que só poderá submeter uma proposta. Os orientadores de projetos devem ser servidores da UFBA, docentes de ensino superior, da educação básica ou técnicos-administrativos, do quadro efetivo e em exercício de suas funções.
Para mais informações, acesse o edital através do site https://sisper.ufba.br/sisper/Welcome.do