Início >> Ufba Em Pauta >> Programa Onda Digital realiza seu 1º Workshop na UFBA

Programa Onda Digital realiza seu 1º Workshop na UFBA

Atividade reunirá professores e estudantes

O 1º Workshop de Pesquisa e Extensão Onda Digital: Liberdade, Criatividade e Diversidade acontece nos próximos dias 9 e 10/12 e reunirá professores e estudantes da educação básica e superior, profissionais de educação, computação e comunicação e demais interessados, no Instituto de Matemática da UFBA. A inscrição pode ser feita até o dia 10/12, no site www.workshopondadigital.ufba.br.

O evento tem como objetivo a socialização de experiências com a comunidade acadêmica e disseminar os benefícios que os recursos tecnológicos podem agregar à educação e à sociedade, pautada em princípios éticos, para a formação de cidadãos tecnologicamente empoderados. Apresentações orais, mesas redondas, minicursos e diversas oficinas distribuídas nos dois dias do evento integram a programação do Workshop.

O evento contará com 3 mesas redondas, 3 oficinas, 3 minicursos e 13 apresentações de trabalhos em sua programação que pode ser conferida no hotsite  www.workshopondadigital.ufba.br As mesas redondas e apresentações orais terão credenciamento gratuito, já as oficinas e minicursos terão acesso mediante a doação de um brinquedo ou um quilo de alimento não-perecível (exceto sal), por atividade. Os brinquedos e alimentos doados serão entregues ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) – Salvador/BA.

O Workshop é organizado pelo Grupo de Pesquisa & Extensão em Informática, Educação e Sociedade – ONDA DIGITAL, com a realização do Programa Onda Digital (POD) e do Programa de Ações Pedagógicas para Formação de Professores em Computação (PROFCOMP) e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Mais informações http://www.workshopondadigital.ufba.br

Palestrantes convidados

Bianca Amaro de Melo: Doutora em Lingüística Aplicada pela Universidade Pompeu Fabra, Espanha, atualmente integra o quadro do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Comunicação Científica, Direitos Autorais e Acesso Aberto à comunicação científica.
Luciano Porto Barreto: Doutor em Informática pela Université de Rennes, França, atualmente Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, foi responsável por coordenar a tradução para Português do livro do Projeto CSUnplugged que tem como objetivo ensinar Ciência da Computação sem o uso do computador. Atualmente, desenvolve trabalhos de pesquisa e consultoria especializada em Segurança da Informação, Gestão da Inovação e Governança de TI.
Sílvia Amélia Bim: Doutora em Informática (PUC-Rio), atualmente Professora do Departamento Acadêmico de Informática da UTFPR (Curitiba). Tem atuado na pesquisa na área de Interação Humano-Computador e na extensão com o projeto Emílias - Armação em Bits, projeto integrante do Programa Meninas Digitais, que tem por objetivo promover atividades junto a meninas do ensino médio para apresentar conceitos da Computação.

Pauleany Simões de Morais: Doutora em Educação (UFRN), atualmente Professora do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campus Natal Zona Norte). Tem forte atuação em política e gestão escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: órgãos colegiados, participação, relações de poder, formação de professores, gestão e política educacional.