Início >> Ufba Em Pauta >> Programa de Pós-Graduação em Imunologia comemora 25 anos

Programa de Pós-Graduação em Imunologia comemora 25 anos

.

De 1º a 04/12, acontece o XV ExpoPPGIm - Reunião Anual do Programa de Pós-Graduação em Imunologia da Universidade  Federal  da Bahia.  O encontro celebrará os 25 anos de fundação do Programa com a implantação do Curso de Mestrado, e será realizado no Auditório Ophélia Gaudenzi, 3º andar do Instituto de Ciências da Saúde, no Campus do Vale do Canela.  A programação reúne uma série de atividade e está aberta aos interessados com inscrições em expoppgim@gmail.com

01/12

15:00 h - Abertura Apresentação do Programa de Pós-graduação em Imunologia Silvia Lima Costa

15:30- 17:30 h - Jubileu da Fundação do PPGIm. • Maria de Fátima Dias Costa - Historia Natural do PPGIm. • Roberto Meyer Nascimento Lançamento do Livro: “Avanços da Pesquisa em Imunologia na Bahia: 25 Anos de contribuição do Programa de Pós-graduação em Imunologia da UFBA”.

02/12

08:00 – 12:00 h – Minicurso: Fronteiras na Análise Molecular Suzana Telles Lima Ryan S. Costa e Luã Tainã C. Reis (UFBA)

13:30-16:00 h - Mesa Redonda: Avanços no Entendimento da Relação entre Patógeno/Hospedeiro • Lucas Pedreira de Carvalho (UFBA/Fiocruz) - Contribuição de fagócitos mononucleares para a resposta inflamatória em pacientes com leishmaniose cutânea. • Maria de Fátima Dias Costa (UFBA) - Aspectos da modulação glial na infecção do sistema nervoso central por Neospora caninum. • Natália Carvalho (HUPES/UFBA) - Aspectos imunológicos da coinfecção HTLV-1 e tuberculose. • Neuza Maria Alcântara Neves (ICS/UFBA) - Linhas de Pesquisa e Projetos do Laboratório do LAA-ICS/UFBA. Como parasitos e seus produtos se associam e interagem com atopia e asma: da epidemiologia às moléculas.

16:30-17:30 h - Conferencia • Ajax Mercês Atta (FAR/UFBA) - Imunoglobulina E: uso em imunodiagnóstico e imunoterapia.

03/12

09:00 – 12:00 h – Sessão de Pôsteres

13:30-16:00 h- Mesa Redonda: Avanços em Imunoterapia e Imunofarmacologia • André Gusmão Cunha (HUPES/UFBA): Imunossupressão nos Transplantes de Órgãos Sólidos. • Camila Alexandrina Figueiredo (UFBA): Decifrando novos alvos moleculares em asma e atopia. • Cleide dos Santos Souza (UFBA): Agathisflavona, flavonoide pró-estrogênico com efeito neurogênico, neuroprotetor e imunomodulador. • Raphael de Siqueira Santos (UFRJ): Polilaminina e o seu potencial terapêutico em lesões do Sistema Nervoso. • Giselle Pinto de Faria Lopes (UNIRio): Resistência tumoral e novas estratégias no tratamento de gliomas.

16:30-17:30 h Conferencia: • Jose Cláudio Fonseca Moreira (UFRGS) - Papel diferencial das interleucinas 6 e 8 na modulação de parâmetros de malignidade em glioblastomas.

04/12

08:00 – 12:00 h – Mini-Curso: Princípios e Aplicações da Análise por Microscopia Confocal e de Transmissão. Leica Microsystems; Claudio Pereira Figueira (Fiocruz-BA);

13:30-16:00 h – Mesa Redonda: Avanços em Imun m Imunopatogenia, Imunodiagnóstico, Imunoprofilaxia • Amélia Maria Ribeiro de Jesus (UFS) - Aspectos da Resposta Imunológica e do Sistema Endócrino na Apresentação Clínica da Hanseníase. • Roque Pacheco Almeida (UFS): Biomarcadores de patogênese e evolução clínica na Leishmaniose visceral humana. • Theolis Costa Barbosa Bessa (Fiocruz/BA) - Avaliação da proteção conferida pela vacina Mycobacterium bovis BCG a comunicantes de pacientes com tuberculose: uma estratégia para a prospecção de potenciais candidatos para novas vacinas e biomarcadores •Sérgio Costa Oliveira (UFMG) - Descobrindo como bactérias intracelulares são reconhecidas por receptores da imunidade inata. • Edécio Cunha Neto (ICOR/USP) - Patogenia da cardiopatia chagásica humana.

17:30 – Encerramento - Premiação de Pôster