Início >> Ufba Em Pauta >> Professor de Física da USP profere palestra sobre modelos da natureza

Professor de Física da USP profere palestra sobre modelos da natureza

Salinas ressaltará contribuição da Física Estatística

Integrando as atividades da semana inaugural da UFBA, o professor titular do Instituto de Física da USP, Sílvio Salinas falará sobre a observação e descrição dos fenômenos naturais para a construção dos modelos científicos, na palestra “Modelos da Natureza - Origens da Física Estatística”, a partir das 9h da manhã do dia 04/03.  Na atividade que será realizada no Salão Nobre da Reitoria, no Canela, o professor Salinas abordará a complexidade dos sistemas naturais, tarefa que tem assumido um colorido fortemente interdisciplinar com a participação de cientistas das mais diversas áreas.

Sobre o palestrante

O professor Sílvio Salinas é professor titular do Instituto de Física da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências. Engenheiro Elétrico e Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, Doutor em Física pela Carnegie-Mellon University, Pittsburgh, USA. É uma das grandes referências da Física no Brasil, na área de Física Estatística, tendo orientado dezenas de teses e dissertações,  publicado livros e diversos artigos na área. Um dos seus livros, amplamente adotados nos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, ganhou o Prêmio Jabuti.

Como renomado cientista, Salinas é reconhecido pela sua formação intelectual com grande interesse por História da Ciência. Sua trajetória acadêmica é marcada por constantes preocupações com a vida universitária brasileira e com o desenvolvimento da ciência no Brasil, tendo assumido posições de gestão,  representação acadêmica e científica na USP, na UFABC, na Sociedade Brasileira de Física, na CAPES e no CNPQ.

Além do título de Engenheiro Elétrico pela USP, Salinas também tem outro título de Engeharia pelo ITA, recebido em 2005, quando foi feita uma reparação histórica, anistiando os ex-alunos do Instituto e diplomando 6 deles que tinham concluído os créditos, mas foram impedidos de graduarem-se em represália à atuação política exercida na época da ditadura militar.