Início >> Ufba Em Pauta >> Professor da Faculdade de Direito toma posse na Academia de Letras Jurídicas da Bahia

César Faria ocupa a cadeira cujo patrono é Ruy Barbosa

O professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), César Faria, tomou posse na presidência da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, em solenidade realizada no último dia 18/03, no auditório da Academia, no bairro da Graça.  De acordo com Faria que é mestre em Direito Penal Econômico e Doutor em Direito Público, “é muita honra ter sido escolhido para presidir a Academia de Letras Jurídicas da Bahia, no próximo biênio (2015/2016)".

O professor pretende “promover o diálogo entre a Academia e as universidades públicas baianas, realizando seminários nacionais e debates de temas da atualidade e defendendo uma linguagem jurídica mais clara e acessível ao grande público”. O evento de posse que reuniu juristas, magistrados, acadêmicos da área, políticos e autoridades baianas,  também empossou os demais membros da Diretoria e do Conselho Fiscal da Academia.

O professor César Faria

Faria ocupa a cadeira, cujo patrono é Ruy Barbosa, há exatos 16 anos, tendo sido o mais jovem a ingressar na instituição. Formado em Direito pela UFBA, em 1985, aos 21 anos, César Faria iniciou sua trajetória muito cedo. Aos 23 anos, foi aprovado em concurso público para o cargo de Auditor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Aos 25 anos, conquistou o primeiro lugar no concurso para Professor da Faculdade de Direito da UFBA, onde leciona, até hoje, as disciplinas Direito Processual Penal e Prática Penal. Em 1991, também foi Secretário de Governo do Estado da Bahia.

Como advogado criminal, milita há 30 anos, atuando em causas de grande repercussão na Bahia e no Brasil. O professor César Faria é ainda membro de várias entidades, como o Instituto dos Advogados da Bahia, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), da Associação Brasileira dos Professores de Ciências Penais (ABPCP), além de ser Membro Fundador e primeiro Presidente do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP).

A Academia de Letras Jurídicas da Bahia

Entidade fundada em 7 de dezembro de 1983, a Academia de Letras Jurídicas da Bahia é uma instituição de utilidade pública, formada por quarenta juristas, que promove atividades voltadas ao aprimoramento e enriquecimento da cultura jurídica no Estado.