Início >> Ufba Em Pauta >> Produção universitária é foco da Revista Desenbahia que completa 22 edições

Produção universitária é foco da Revista Desenbahia que completa 22 edições

A pós em Economia da UFBA é co-produtora da publicação

Voltada para publicação de artigos científicos, a Revista Desenbahia completa, neste mês de setembro, 22 edições. A publicação acadêmica é produzida em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI/SEPLAN) e com o Programa de Pós-Graduação em Economia, da Faculdade de Economia da UFBA. O lançamento será realizado durante o XII Encontro de Economia Baiana, programado para os dias 22 e 23 de setembro, no auditório da Casa do Comércio e contará com a presença do reitor da UFBA, João Carlos Salles.

Na Apresentação desta edição, o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia, Otto Alencar Filho, lembra que o lançamento coincide com a celebração dos 15 anos da Desenbahia. “Assim, a agência se consolida como uma instituição de fomento que trabalha em diferentes frentes: apoia as iniciativas produtivas baianas, via concessão de crédito, colabora com a estruturação de projetos que aprimoram o desenvolvimento do Estado, gesta fundos estaduais e, ainda, contribui para o avanço da produção científica nas áreas do conhecimento que lhe são afins”.

Os artigos que compõem o atual exemplar refletem os momentos desafiadores no campo da economia, que exigem soluções inovadoras, já que a crise impõe sacrifícios tanto ao setor privado quanto à administração pública. Os textos foram selecionados pela Comissão Editorial da revista, dentre os demais aprovados pela Comissão Científica formada por professores doutores, para apresentação no XII Encontro de Economia Baiana, que tem como tema central a “Crise Econômica: Interpretações e Desafios à Retomada do Crescimento Sustentável”.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Para a 22ª edição, foram selecionados artigos que tratam dos fatores que determinam inadimplência das empresas; sobre a relevância do FNE no crescimento do semiárido; e fragilidade financeira do setor público. Há artigos sobre trabalhadores formais e informais; outro que estuda a produção de manga no Polo de Petrolina/Juazeiro. Há um texto sobre inclusão financeira da Bahia a partir da atuação do Banco Postal e outro que trata da provisão municipal de bens públicos locais.

A Comissão Científica do XII Encontro de Economia Baiana ficou assim constituída: para avaliação dos trabalhos referentes à Economia Baiana: professores doutores Rondinaldo Silva da Almas (DCSA-UESB) e Uallace Moreira Lima (PPGE-UFBA). Para trabalhos referentes à Economia Regional: professores doutores Carlos Eduardo Iwai Drumond (PPGE-UFBA) e Daniel Lemos Jeziorny (PPGE-UFBA). E para trabalhos referentes a Financiamento do Desenvolvimento: professores doutores Reginaldo Souza Santos (NPGA-UFBA) e Leonardo Bispo de Jesus Júnior (PPGE-UFBA).

A Revista Desenbahia tem como objetivo a divulgação da produção científica de seus técnicos e de colaboradores externos, buscando estabelecer um canal de discussão entre a Agência de Fomento, os demais órgãos do Estado da Bahia, do meio acadêmico do Brasil e da sociedade civil, estimulando a disseminação do conhecimento. Está aberta à publicação de trabalhos inéditos em três áreas: Desenvolvimento Regional, Economia Baiana e Financiamento do Desenvolvimento.