Início >> Ufba Em Pauta >> PPGNEIM debate travestis no sistema de educação

PPGNEIM debate travestis no sistema de educação

Atividade integra Semana da Visibilidade Trans*

A Professora Luma Nogueira de Andrade, primeira doutora travesti do Brasil e docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-CE), no campus de Redenção no Ceará, abordará o tema “As Travestis no Sistema de Educação”, às 13h de 27/01, como atividade comemorativa do Dia Nacional da Visibilidade Trans, promovida pelo Gira - Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação e o PPGNEIM - Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos, ambos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

A atividade que acontecerá na sala 02 do Pavilhão de Aulas Ana Alice Costa (NEIM/UFBA), no campus São Lázaro e é aberta a toda a comunidade, com o objetivo de discutir acesso e permanência de grupos subalternos na universidade, na atual conjuntura de abertura dos muros da universidade às pessoas trans.  A temática a ser apresentada é fruto de reflexões da docente Luma Nogueira de Andrade, relacionadas às dimensões de ensino, pesquisa e extensão.

Luma é autora do livro “Travestis na Escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa” (Editora Metanoia, 2015) além de dezenas de artigos e papers sobre o tema. Luma possui Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; pós-graduação em gestão e avaliação da educação (UFJF); Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em Meio Ambiente e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui experiência em gestão e é vencedora do Prêmio Educando Pela Diversidade Sexual (Senado Federal), vencedora do prêmio Artur Guedes.