Início >> Ufba Em Pauta >> Plantio de árvores e inauguração de espaço de convivência marcam o Dia do Meio Ambiente na UFBA

Praça Portal da Matinha é inaugurada em Ondina

Nesta segunda-feira, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Universidade Federal da Bahia inicia uma semana de atividades dedicadas à reflexão sobre as questões ambientais. A programação inclui o plantio de mudas de espécies da Mata Atlântica no campus de Ondina e mutirão de limpeza, conservação das áreas verdes e combate ao mosquito Aedes aegypti, com ações realizadas durante toda a semana.

Foi também realizada a inauguração da nova Praça Portal da Matinha, no campus de Ondina. Presente à cerimônia, o reitor João Carlos Sales destacou a importância criar espaços como esse que promovam boas condições de convivência e valorizem a força de trabalho da universidade “A UFBA se move buscando a arte, a natureza e a beleza”, disse. A abertura do evento contou com apresentações artísticas de estudantes de dança e do grupo musical Mata Inteira.

>> Confira imagens do ato de inauguração da nova praça<<

Para o Superintendente de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA, Fábio Velame, a nova praça está em sintonia com o objetivo da universidade de contribuir para o resgate dos espaços públicos e das áreas verdes. “A praça é do povo” disse ele, que destacou ainda outras realizações neste sentido como a recuperação do campo de futebol no campus de Ondina, promovida em parceria com a Pró-reitoria de Administração (Proad).

Coordenador de meio ambiente e áreas verdes da UFBA, Antônio Lobo ressaltou que o projeto “foi construído a muitas mãos” e agradeceu a contribuição dos grupos que atuaram em parceria com a SUMAI, como os trabalhadores terceirizados que desempenham um papel fundamental para o plantio de mudas nos campi e o grupo Compostagem Francisco, responsável pelo fornecimento da matéria orgânica utilizada durante todo processo. Até a sexta-feira serão plantadas 130 mudas de espécies como Ipê, Ingá e Pau Brasil.

Um stand ambiental será montado na quarta-feira (07), das 9 às 16 horas, com exposição de projetos da UFBA que desenvolvem ações relacionadas ao tema: Compostagem Francisco, Meliponário, Museu de Anatomia Comparada, entre outros. A programação inclui também a feira de adoção de animais domésticos, que acontece a partir das 10 horas. Ambas as atividades serão realizadas na Praça das Artes, no campus de Ondina.

Ainda nesta semana, com o objetivo de chamar atenção para os problemas ambientais e seus efeitos na saúde, o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) realiza o Simpósio “Saúde e Ambiente” até o dia 07 de junho, com uma série de atividades que acontecem no período da manhã e da tarde, no auditório Guilherme Rodrigues da Silva, no Canela. O Simpósio será um espaço para discutir os temas relevantes para a saúde em sua interface com o ambiente e para o intercâmbio de experiências entre pesquisadores e militantes de diferentes instituições que trabalham com essa temática no Brasil e no mundo.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente estão a excessiva produção e o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.