Início >> Ufba Em Pauta >> Pesquisadores do IGEO são agraciados com Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Menção honrosa na categoria integração

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Geociências da UFBA  recebeu menção honrosa na categoria Integração do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - Edição 2015, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  (MCTIC) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A proposta que alcançou tal êxito é intitulada “Desenvolvimento de multibioprocesso de remedição aplicável em áreas costeiras impactadas por atividades  petrolíferas – DEMBPETRO” e coordenada pela diretora do IGEO, professora Olívia Maria Cordeiro de Oliveira.

A Equipe é composta pelos pesquisadores, todos vinculados ao Instituto de Geociências/UFBA: Olívia Maria Cordeiro de Oliveira, Antônio Fernando de Souza Queiroz, Ícaro Thiago Andrade Moreira, Danúsia Ferreira Lima, Lorena Suede Miranda, Samires Moura Malaquias Pinheiro, Camila Paim Dantas – Brasil, Jéssica Verâne Lima da Silva, Isadora Machado Marques e Claudia Yolanda Reyes da Colômbia.

Com o tema “Inovação e Tecnologia”, o objetivo da premiação é reconhecer pesquisas que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul e incentivar a realização de pesquisa científica, tecnológica e a inovação, contribuindo para o processo de integração regional entre os países membros e associados, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no bloco comercial.

O prêmio também conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e tem patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).  Confira a lista de destaques do prêmio.

Sobre o projeto destacado

O projeto “DEMBPETRO”, agraciado com a Menção Honrosa na Categoria Integração, tem como principal objetivo desenvolver um sistema de multibioprocesso tecnológico, que será composto cineticamente de atenuação natural, seguido do tratamento com fungos degradadores de contaminantes, com utilização de plantas de manguezal, reconhecidamente como tolerantes e metabolizadoras de substâncias derivadas do petróleo.

Neste estudo, o multibioprocesso criado será aplicado a um sedimento coletado na parte norte da Baía de Todos os Santos, Bahia. Espera-se que se as técnicas biotecnológicas forem utilizadas de uma forma sequenciada, aumentará significativamente a degradação das diferentes concentrações e composições do petróleo em menores tempos. Assim, almeja-se a geração de um produto tecnológico eficiente, economicamente viável e de fácil aplicação em áreas de manguezal (costeiras) impactadas por atividades petrolíferas, que possa, ainda, aumentar a qualidade de vida das comunidades e ecossistemas influenciados por essas ações industriais.